• Carregando...

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), definiu a próxima sexta-feira (6) como o prazo para que o consórcio Isolux Córsan-Corviam informe se retomará as obras da segunda fase da linha 4-amarela do metrô paulista.

Por causa de atrasos, a administração paulista tem ameaçado rescindir o contrato com o consórcio vencedor, o que atrasará a entrega de estações que eram programadas para este ano.

Segundo o governo estadual, o consórcio espanhol tem apresentado problemas como a redução do número de funcionários, a falta de equipamentos e a carência de insumos para conclusão das obras.

Caso ele deixe o projeto de expansão da linha 4-amarela, o Banco Mundial, que é o financiador da obra, decidirá se chamará as segundas colocadas no processo de licitação ou se abrirá um novo processo licitatório.

Na próxima segunda-feira (9), uma expedição do Banco Mundial viajará à capital paulista para discutir a questão. A rescisão do contrato depende do aval da instituição financeira internacional.

“A sexta-feira é o prazo que tem o consórcio para apresentar a proposta de retomada e sua viabilidade. O Banco Mundial está acompanhando. Se retomar a obra, será ótimo. Se não retomar, rompe o contrato, faz nova licitação ou chama as segundas colocadas”, afirmou.

Caso seja rescindido o contrato, a entrega das estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia vai atrasar –a conclusão das duas primeiras está prevista para este ano; as outras duas, para 2016.

As obras da segunda fase da linha 4-amarela foram iniciadas em 2012, com contratos de R$ 559 milhões no total. Até o momento, foi entregue apenas a estação Fradique Coutinho, em novembro.

Os dois lotes vencidos pelo consórcio espanhol incluem a construção das quatro estações, de pátios e túneis e a extensão de trilhos em direção a Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

Procuradas pela Folha, as empresas Tiisa (brasileira) e Comsa (espanhola), que ficaram em segundo lugar na licitação do primeiro lote, informaram que caso o contrato vigente seja rescindido, têm “interesse em analisar as possibilidades e condições de assumir a complementação das obras”.

As empresas brasileiras CR Almeida e Consbem, que ficaram em segundo lugar no segundo lote, disseram que ainda não foram contatadas pela gestão estadual, mas que “a proposta poderá ser analisada”.

Atrasos

Segundo o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, já foram aplicadas duas multas e enviadas 30 notificações ao consórcio espanhol.

De acordo com ele, a multa por rescisão poderá chegar a até 30% do valor dos contratos. “O melhor seria que o consórcio vencedor conseguisse retomar a obra, o que é muito pouco provável”, disse.

A previsão do secretário estadual é que um novo processo de licitação seria aberto no final deste semestre, com o ganhador anunciado no final do ano.

Nesse caso, as estações São Paulo-Morumbi e a Vila Sônia, que eram esperadas para o ano que vem, seriam entregues apenas em 2017 ou 2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]