• Carregando...
 | /
| Foto: /

A possibilidade de solucionar conflitos de consumo diretamente com o fornecedor sem a necessidade de recorrer a intermediários, como Procons ou Juizado Especial, motivou o registro de mais de 20 mil reclamações finalizadas de consumidores na plataforma consumidor.gov.br em apenas um ano, desde que a ferramenta foi lançada.

Paraná

O Paraná é o campeão disparado com maior número de reclamações de consumidores entre os estados do Sul do Brasil. Até agora, o banco de dados do Procon-PR computa mais de 20 mil reclamações registradas, sendo que dessas, 18,5 mil já foram finalizadas. O Rio Grande do Sul possui pouco mais de 6 mil queixas finalizadas e Santa Catarina, cerca de 4 mil. Entre todos os estados brasileiros, o Paraná só perde para São Paulo, de onde mais de 28 mil queixas já foram finalizadas.

Para registrar uma reclamação, o consumidor deve acessar o site do serviço e checar se a empresa contra quem quer reclamar participa – hoje, há mais de 240 empresas cadastradas de segmentos variados, como telefonia, bancos, administradoras de cartão de crédito, companhias aéreas e de energia elétrica, fabricantes, planos de saúde, varejo e outros.

Se a empresa estiver cadastrada, basta registrar a reclamação. O fornecedor é avisado sobre a queixa e dispõe de um prazo de 10 dias para apresentar uma solução. Depois disso, o consumidor pode avaliar a conduta da empresa e informar se seu problema foi solucionado (mediante atribuição de notas de 1 a 5). O índice médio de solução é de 77%.

Na avaliação da diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, a ferramenta constitui ainda uma boa fonte de pesquisa sobre empresas e serviços, uma vez que o consumidor pode acompanhar os casos relatados por outros consumidores e verificar o índice de solução das empresas participantes. “É uma ferramenta importante que auxilia o consumidor a escolher a empresa com quem deseja contratar, pois permite avaliar o comportamento do fornecedor em relação a outros clientes.”

Campeões de reclamações

Balanço de maio desse ano mostram que as empresas que mais tiram o consumidor do sério e geram maior número de queixas são as operadoras de telecomunicações (telefonia, internet, TV por assinatura), que respondem por 56,9% das reclamações registradas. Logo atrás vêm bancos, financeiras e administradoras de cartão, com 17%. Em terceiro lugar estão empresas ligadas ao comércio eletrônico, com 13% das queixas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]