• Carregando...

Você sabia que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem uma regra de qualidade segundo a qual empresas operadoras de internet são obrigadas a oferecer uma velocidade mínima para a banda larga não inferior a 40% da velocidade contratada. Ou seja, se o seu plano é de 10 Mbps, a velocidade da conexão não pode ser inferior a 4 Mbps em nenhum momento. Já a velocidade média de conexão, calculada com base em medições realizadas em um mês, deve ser de pelo menos 80% da máxima contratada.

Teste a sua velocidade

Para usar o medidor, acesse www.testeminhainternet.com.br

Apesar disso, queixas de “internet lenta” são comuns entre usuários, e com razão: pesquisa realizada pela Proteste Associação de Consumidores com clientes do Rio de Janeiro e São Paulo apontou que apenas 27% dos contratos são cumpridos conforme a regra da Anatel.

Para auxiliar o consumidor a monitorar a velocidade de internet recebida, a Proteste lançou um “velocímetro de internet” em parceria com o site Minha Conexão. Com o serviço, o usuário pode realizar diversas medições ao longo de um mês e reunir provas de descumprimento de contrato para solicitar o desconto proporcional na conta. O serviço disponibiliza, ainda, um histórico de medições em pdf. e a velocidade média de download, que deve ser superior a 80% do contratado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]