• Carregando...
Equipamento resiste até a tiro de calibre ponto 40 | Antônio More/Gazeta do Povo
Equipamento resiste até a tiro de calibre ponto 40| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A partir de junho deste ano, os frequentadores da Praça da Espanha contarão com um reforço na segurança da região. O local ganhará um totem de segurança, equipamento eletrônico privado para monitoramento por câmera e com comunicação direta com a Polícia Militar. O mesmo equipamento está instalado desde agosto do ano passado no Viaduto Colorado, quase esquina com a Rua Brasílio Itiberê, e a princípio tem tido sua aprovação respaldada pela queda de ocorrências naquela região.

O totem também está presente desde fevereiro, contratado pela prefeitura de Curitiba, na Praça de Bolso do Ciclista, no bairro São Francisco. O novo ponto de teste será, portanto, o segundo da cidade com grande fluxo de pedestres. O Viaduto Colorado se notabiliza mais pela presença de automóveis.

Por enquanto, o novo totem funcionará mais como um teste. O equipamento não começou a funcionar antes em razão de atraso na autorização de licenças. Já o totem no Viaduto Colorado está com o seu contrato de empréstimo vencido há três meses, mas a empresa Helper Tecnologia, detentora do aparelho, concedeu sem custos adicionais mais tempo ao estado antes de retirá-lo. O governo estadual ainda analisa a contratação efetiva do aparelho.

PREÇO

O equipamento varia de acordo com o câmbio do dólar, mas seu custo gira em torno dos R$ 150 mil reais para compra e R$ 17 mil para locação. A informação foi divulgada pela Sesp. Para a Sesp, o recurso colabora com a polícia, mas não extingue o patrulhamento policial nas ruas. “Equipamentos como este totem ampliam a atividade policial uma vez que as imagens são direcionadas para o CICC”, explicou a pasta, por meio da assessoria de imprensa

Segundo o gerente comercial da empresa, Edison Endo, a proposta da fábrica é implantar uma espécie de parceria público-privada com o governo do Paraná. A empresa já fornece o totem para várias cidades do país como Atibaia (SP), Resende (RJ), Campinas (SP), Campo Grande (MS). Para ele, a tecnologia é considerada uma tendência obrigatória para o setor público, onde há claras falhas de estrutura, e para o setor privado, que tenta também ocupar o espaço diante da violência urbana.

Endo entende que o equipamento evita o desperdício de recursos humanos e materiais. A capacidade de gravação da câmera é de 90 dias e transmissão das imagens ocorre em tempo real para as centrais da guarda e para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Sesp.

“Com o equipamento, eles [os policiais] podem circular. Também diminui a necessidade do módulo policial fixo”, afirmou. O representante da empresa explicou que o equipamento da empresa Helper não pode ser comparado ao que foi instalado pelo governo Jaime Lerner. “Eram totens de concreto, que precisaram ter viaturas ao lado para evitar o vandalismo”.

Os totens instalados em Curitiba atualmente são antivandalismo, pois possuem blindagem. No Viaduto Colorado, o equipamento foi alvo de pedradas e não sofreu qualquer dano. “Aguenta até tiro de calibre ponto 40”, explicou Endo. Além disso, eles possuem um interfone, chamado de botão de emergência pelo fabricante, também protegido, com comunicação direta por internet com a guarda e com a polícia.

Resultados

Levantamento feito pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Sesp mostrou que houve queda de 16% nas ocorrências na região do Viaduto do Colorado quando comparados os indicadores dos seis subsequentes à implantação do equipamento com o mesmo período anterior -- os dados se referem a todos os tipos de crime.

Para o inspetor chefe da Guarda Municipal, Sicarlos Sampaio, o totem ajuda, mas a população ainda não adquiriu o hábito de acioná-lo caso seja necessário. “Ele tem sido eficaz como monitoramento, mas é muito pouco usado pela população, que não interage com o totem”, explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]