• Carregando...
 | Prefeitura de Curitiba/Divulgação
| Foto: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

O primeiro contrato de prestação de serviço entre a prefeitura de Curitiba e uma clínica veterinária em um convênio que vai permitir esterilização gratuita de cães e gatos nas administrações regionais por meio de ‘castramóveis’ foi assinado nesta terça-feira (3). A ideia é que o processo permita a castração de até 7 mil cães e gatos até o final do ano.

Segundo a prefeitura, o centro cirúrgico móvel deve facilitar a adesão da população à castração, já que os proprietários de animais não precisarão se deslocar ao centro da cidade para outros pontos onde o serviço é oferecido.

A administração municipal informou ainda que o início das cirurgias dependerá da aprovação do projeto técnico entregue pela clínica credenciada ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR). O primeiro estabelecimento a fazer parte do convênio é a Clínica Veterinária Dr. Ricardo

Até o fim do ano, o castramóvel passará por todas as dez administrações regionais, conforme calendário que será divulgado no site da Rede de Proteção Animal, a partir da aprovação do CRMV.

O castramóvel é equipado com três salas para procedimentos cirúrgicos, trabalhará com seis veterinários e será acompanhado de uma ambulância UTI para atendimento emergencial.

Quem pode

Serão castrados cães e gatos de famílias beneficiadas e inscritas em programas sociais como Bolsa Família, Armazém da Família e por programas da Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba, além dos animais de protetores independentes e organizações não governamentais.

Para inscrever os animais no programa de castração é necessário o preenchimento de um formulário e a assinatura de um termo de responsabilidade pelo proprietário ou protetor. Os responsáveis passarão obrigatoriamente por uma palestra, que será realizada no local e na hora da castração, para orientações e entrega de medicamentos que serão prescritos no pós- operatório.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]