• Carregando...
Ao todo, 38 pessoas ajudaram a montar o bolo de aniversário de Curitiba no Parque Barigui | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Ao todo, 38 pessoas ajudaram a montar o bolo de aniversário de Curitiba no Parque Barigui| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Curitiba recebeu os parabéns em homenagem aos seus 322 anos com dois companheiros inseparáveis: a chuva e o friozinho típico da capital paranaense. O clima não desanimou os curitibanos, que fizeram fila no Parque Barigui na tarde deste domingo (29) para provar o bolo de 600 quilos com recheio de amora e aproveitar as atividades culturais e recreativas.

O bolo deste ano contou com uma decoração especial à base de grafite e também com o desenho de uma capivara. A bicicleta, “bandeira” da gestão municipal de Gustavo Fruet, também estava presente na decoração. O confeito é um presente tradicional do Sindicato da Indústria e Panificação e Confeitaria (Sipcep) e começou a ser preparado na quinta-feira (26). A montagem iniciou às 9 h deste domingo (29) e reuniu 38 pessoas no parque.

  • Apesar da chuva, curitibanos conseguiram aproveitar a festa no Parque Barigui; Lais dos Santos Rasário (foto), 8 anos, achou o bolo uma delícia.
  • Detalhe do bolo oferecido no aniversário de 322 anos de Curitiba.
  • Detalhe do bolo oferecido no aniversário de 322 anos de Curitiba.
  • Apesar da chuva, curitibanos conseguiram aproveitar a festa no Parque Barigui.
  • Um bolo de 600 quilos foi preparado para o aniversário de 322 anos de Curitiba.
  • Um Bolo de 600 quilos foi preparado para o aniversário de 322 anos de Curitiba.
  • Apesar da chuva, curitibanos conseguiram aproveitar a festa no Parque Barigui.
  • Apesar da chuva, curitibanos conseguiram aproveitar a festa no Parque Barigui.
  • Apesar da chuva, curitibanos conseguiram aproveitar a festa no Parque Barigui.
  • Feira de Escambo na Praça 29 de Março: proposta de troca era interessante, mas o mau tempo fez com que o evento tivesse poucos participantes.
  • Feira de Escambo na Praça 29 de Março: proposta de troca era interessante, mas o mau tempo fez com que o evento tivesse poucos participantes.

O casal Anadir Maria e Pedro Silveira veio de Joinville (SC) e chegou cedo ao Barigui para poder desfrutar da iguaria, mas foi a servente de limpeza Maria Olivina quem ganhou o primeiro pedaço das mãos do prefeito. “Valeu a pena chegar às 10 h no parque”, comemorou Maria. O “Parabéns a você” e a distribuição do bolo ocorreram a partir das 15 h. Mesmo com chuva, o metalúrgico Anderson Rangel não desanimou e levou a família para participar da festa. “A chuva não atrapalha, o curitibano já está acostumado com a presença dela”, disse.

As atividades recreativas foram protegidas com tendas pela prefeitura e o desfile do bloco Rancho das Flores acabou ocorrendo dentro do Salão de Atos – sem molhar as fantasias.

Algumas atividades programadas para o aniversário acabaram sendo prejudicadas pela chuva que cai na capital deste o sábado (28). A transmissão simultânea do show do cantor Jesse Harris, que aconteceria na Praça de Bolso do Ciclista, foi cancelada no sábado à noite e ocorreu somente na Bicicletaria Cultural. A Fundação Cultural de Curitiba também havia prometido uma “surpresa”, que seria anunciada ali mesmo na Praça de Bolso no início da noite de domingo. O evento também foi cancelado por causa da chuva, e remarcado para a próxima quinta-feira (2), às 20 horas.

Escambo

O evento Escambo na Praça, realizado na Praça 29 de Março com o objetivo de negociar bens entre as pessoas sem a presença de dinheiro, acabou reunindo só 50 pessoas na manhã de domingo (29), segundo o organizador do evento, o DJ Eduardo Schasko. No Facebook, mais de 600 internautas haviam confirmado presença. “As pessoas acabaram se dispersando após a chuva, mas pretendemos repetir o evento novamente no dia 26 de abril, sempre no último domingo do mês”, afirmou Schasko. A ideia surgiu após o organizador constatar a falta de um feira de trocas em Curitiba. “É uma ideia de fraternidade e sustentabilidade, se encontrar e trocar ideias, trocar coisas. Comprar na loja e empilhar em casa, estimulando o consumismo é fácil”, critica. Apesar de a chuva ter encerrado a feira uma hora mais cedo, a professora de artes Shirlei Mossmann, trocou algumas peças de roupas por livros da sua área de atuação . “Espero que o evento aconteça outras vezes em outros lugares, inclusive [em locais] cobertos, como o Museu Oscar Niemeyer”, sugeriu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]