• Carregando...
Bosque da Vida, no Parque da Barreirinha, será inaugurado nesta sexta-feira (22) | Divulgação/ Projeto Paz no Trânsito
Bosque da Vida, no Parque da Barreirinha, será inaugurado nesta sexta-feira (22)| Foto: Divulgação/ Projeto Paz no Trânsito

Acidentes de trânsito mataram quase 1 milhão entre 1980 e 2011

Um total de 980.838 pessoas morreu em acidentes de trânsito no Brasil entre 1980 e 2011, ano em que o número de vítimas alcançou o recorde de 43.256, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (21) pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Leia matéria completa.

A partir desta sexta-feira (22) Curitiba passará a ter um bosque em homenagem às vitimais fatais de acidentes no trânsito. Localizado no Parque da Barreirinha, o ambiente – que receberá o nome de Bosque da Vida – será inaugurado em uma cerimônia a partir das 10 horas.

Organizado por integrantes do Projeto Vida no Trânsito, da Prefeitura de Curitiba, a ideia de criar o bosque vinha sendo discutida há aproximadamente dois meses, e surgiu a partir da presidente do Instituto Paz no Trânsito, Christiane Yared – que perdeu o filho Gilmar Rafael Souza Yared em um acidente envolvendo o ex-deputado Luiz Fernando Carli Filho em 2009.

"Temos outras cidades que fizeram a mesma coisa no Brasil. Aí a Christiane trouxe essa demanda, no sentido de ter mais um espaço em que a família possa ir para ter um consolo", explica o coordenador geral do projeto Vida no Trânsito em Curitiba, Cassiano Ferreira Novo. "A ideia é que a família vá lá e plante uma árvore em homenagem a esse ente", complementa.

Durante a inauguração, serão plantadas dez araucárias e 20 árvores frutíferas. Inicialmente, o projeto previa o cultivo apenas de araucária, árvore símbolo do Paraná, mas como o espaço físico do bosque é limitado e a espécie necessita de um espaço amplo para crescer sem problemas, teve-se que incluir na ideia o plantio de outras espécies.

Segundo Novo, famílias que após a inauguração quiserem ir ao bosque para plantar uma árvore em homenagem a alguém que morreu em um acidente devem entrar em contato com a Prefeitura, para que seja analisada a viabilidade do crescimento da planta no local.

No evento, também serão entregues mensagens de conforto aos familiares das vítimas, elaboradas por alunos da rede municipal de ensino. Haverá ainda apresentação instrumental de música clássica com coral de 40 crianças, e colocação de placa simbólica na araucária mais antiga do Parque da Barreirinha.

De acordo com o coordenador, somente no ano passado 263 pessoas perderam a vida em Curitiba por causa de acidentes de trânsito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]