• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo/Arquivo

Curitiba já tem 451 casos confirmados de dengue neste ano. O número é do boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (28) pela Secretaria Municipal de Saúde. Desse total, 18 casos são autóctones – contraídos dentro do próprio município – e se espalham por 10 bairros da cidade (CIC, Sítio Cercado, Boqueirão, Uberaba, Lindóia, Guaíra, Santa Quitéria, Parolin, Centro e Bairro Alto).

Da semana passada para cá, foi confirmado apenas um caso autóctone a mais da doença na cidade. Mas a situação é preocupante, uma vez que nunca se teve tantos pacientes em Curitiba que contraíram dengue dentro da própria cidade. O número de casos importados também é recorde.

Antes de 2016, o maior número registrado havia sido no ano passado, quando 254 pacientes em Curitiba tiveram o diagnóstico de dengue confirmado. Em 2015, porém, foram apenas três casos locais da doença. A primeira vez que se registrou a transmissão local da dengue em Curitiba foi em 2014, quando ocorreram dois casos.

O aumento no número de casos de dengue em Curitiba tem relação direta com a epidemia da doença vivida em Paranaguá. Dos 433 casos importados registrados na capital, 190 são provenientes do município localizado no Litoral do estado. Também há o fator tempo. Os dias de calor prolongado em Curitiba favoreceram a proliferação do Aedes Aegypti, vetor da dengue e da zika.

Relacionada a microcefalia, o vírus da zika também está em circulação na capital. Já são 8 casos autóctones da doença e 30 importados. Nesta semana, duas cidades do Paraná entraram em alerta para epidemia de zika.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]