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A prefeitura de Curitiba está estudando novamente a implantação do metrô como alternativa para o transporte na cidade. Ainda não há definição de como seria exatamente o projeto. No entanto, perdeu força entre os técnicos municipais a idéia de fazer um metrô elevado, acima da superfície, como chegou a ser previsto para o Eixo Metropolitano, o trecho urbano da antiga BR-116 (hoje BR-476). O Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) já demonstra preferência pela proposta de se construir o metrô em trincheiras de concreto logo abaixo das canaletas dos ônibus biarticulados (veja quadro).

O primeiro trecho a ser beneficiado, caso o projeto venha a sair do papel, não seria mais a antiga BR-116. A opção mais provável é o trecho entre o Terminal do Pinheirinho e o Centro, passando pelas avenidas Winston Churchill, República Argentina e Sete de Setembro.

Esse é o trajeto onde os ônibus biarticulados mais estão sobrecarregados e o metrô resolveria o problema, diz o presidente do Ippuc, Luís Henrique Fragomeni. Pelo trecho, são transportados 260 mil passageiros/dia – o dobro de usuários dos biarticulados entre o Centro e o Terminal do Santa Cândida.

O metrô no Eixo Metropolitano deixou de ser prioridade porque ainda sequer há demanda de passageiros no local. Para que o sistema de ônibus a ser implantado fique sobrecarregado, ainda vai levar muito tempo.

Leia mais sobre o projeto de metrô para Curitiba no site da versão impressa da Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)

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