• Carregando...
 | CDC Organization/James Gathany
| Foto: CDC Organization/James Gathany

Os gastos globais com dengue chegam a US$ 8,9 bilhões por ano em todo o mundo. Os números, publicados recentemente na revista científico Lancet, são de um estudo realizado por pesquisadores das universidade Brandeis e de Washington, ambas nos Estados Unidos. Para chegar a essa quantia, os pesquisadores levaram em conta estimativas de incidência da dengue nos 141 países onde a doença é epidêmica.

De acordo com o estudo, cerca de 58 milhões de pessoas são infectadas pelo vírus e apresentam sintomas de dengue a cada ano. Dessas, 18% acabam necessitando de internação hospitalar, 48% passam apenas por tratamento ambulatorial e 34% nem chegam a procurar assistência média. Os casos fatais somam 13,5 mil ao ano em todo o mundo.

O estudo foi financiado pelo laboratório Sanofi Pasteur, primeira empresa a desenvolver a vacina contra a dengue. A comercialização do imunizante já foi liberada pela Anvisa, mas o início das vendas ainda aguarda definição da Câmara de Regulamentação do Mercado de Medicamentos, ligada ao Ministério da Saúde. A estimativa é que esse valor seja definido dentro dos próximos 60 dias.

No fim de março, o governo do Paraná anunciou a intenção de adquirir 500 mil doses da vacina. A intenção seria imunizar moradores de cidades onde a dengue é endêmica. O Ministério da Saúde, por sua vez, ainda não indicou qualquer interesse em adquirir a vacina da farmacêutica francesa. O governo brasileiro aguarda os resultados do imunizante que está sendo desenvolvido pelo Butantan. As pesquisas estão na última fase de testes clínicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]