• Carregando...
Chuva e frio neste domingo (22) no Centro de Curitiba. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Chuva e frio neste domingo (22) no Centro de Curitiba.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Com a chuva persistente que cai sobre Curitiba desde sexta-feira, a precipitação acumulada neste mês já superou o índice histórico de 30 anos. Segundo o Simepar, a média climatológica para maio é de 101 milímetros (mm). Até as 17 horas deste domingo (22), a chuva acumulada chegou a 128,2 mm.

A previsão do Simepar indica que a precipitação deve se encerrar nas próximas horas, sem ocorrências previstas para os próximos dias. A chuva dará lugar a uma massa polar, que na noite deste domingo já está agindo nas regiões Oeste, Sul e Leste. Em Curitiba, a mínima deve chegar a 8 °C na segunda-feira e a 5°C na terça-feira, com temperatura máxima em torno de 16°C e sol entre nuvens na maior parte da semana.

Neste domingo à noite, com a temperatura perto dos 12°C e umidade relativa do ar em 91%, pouca gente se aventurou pelas ruas. O movimento se concentrou em estabelecimentos que estão oferecendo um cardápio especial de inverno. Marcos Araújo, gerente-geral do Bar Quermesse, no Bom Retiro, diz que muitos clientes trocam bebidas e petiscos tradicionais pelo quentão e pelo pinhão. “Na sexta e no sábado, quando o movimento é maior, são cerca de 200 litros de quentão a cada dia e 100 porções de pinhão”, conta.

Geada

A massa de ar polar atingirá todas as regiões do estado, com maior força no Sul. Na terça-feira, há previsão de geada nas regiões de Palmas, Guarapuava e Ponta Grossa, com temperaturas mínimas de 2°C, 3°C e 4°C, respectivamente, e máximas de 17°C.

Em Cascavel, no Oeste, a temperatura mínima na terça-feira deve ser 6°C, com máxima de 17°C, segundo o Simepar. Em Maringá e Londrina, a temperatura deve variar de 8°C a 18°C. O sol deve predominar na maioria das regiões

Ocorrências

Apesar da chuva constante e forte deste domingo, a Defesa Civil não teve registro de ocorrências significativas. Um vendaval em Quatro Barras (Região Metropolitana de Curitiba) destelhou seis casas, para as quais foram distribuídas lonas. Em Fazenda Rio Grande, também nas imediações da capital, houve alagamento, e em Ibaiti (Norte Pioineiro), formação de granizo. Não havia desabrigados nem desalojados, porém.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]