• Carregando...

O desenvolvimento normal dos pulmões nos primeiros anos de vida, e até os 40 anos, é tão importante para evitar a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) como não fumar. A conclusão é de uma pesquisa realizada por médicos do Hospital Clínic de Barcelona, na Espanha, e foi publicada pela revista New England Journal of Medicine.

O estudo demonstra que o desenvolvimento pulmonar anormal antes dos 40 anos predispõe o desenvolvimento, 20 anos mais tarde, da DPOC. Essa doença era considerava até agora como uma patologia autoinflingida pelo tabagismo. Ao todo, cerca de 25 mil pessoas foram monitoradas e suas condições respiratórias avaliadas por 30 anos.

Os participantes foram classificados a partir de sua capacidade pulmonar antes dos 40 anos, medindo a quantidade de ar que podiam exalar e a presença ou ausência de DPOC no último exame do estudo.

Entre as pessoas que no início do estudo apresentavam boa função pulmonar, apenas 7% desenvolveram DPOC depois de 22 anos, enquanto 26% dos participantes com função pulmonar deteriorada antes dos 40 anos tinham adquirido DPOC após a pesquisa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]