• Carregando...

Alguns aplicativos para smartphones e tablets são opção para reforçar conteúdos de forma divertida ou até como introdução ao aprendizado, mas é preciso ter cuidado. Ferramentas tradicionais de estudo, como livros didáticos, são avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Já os apps não têm essa certificação. A professora do Instituto de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP) Elysandra Figueredo, que prepara seu curso de estreia na plataforma virtual Coursera, lembra que é preciso ter certeza de que o app que você utiliza é uma fonte segura de conteúdo.

“Deve-se tentar entender quem fez, se tem boas indicações, se não é apenas uma ferramenta contemplativa e se tem as informações corretas”, diz Elysandra, que utiliza aplicativos para complementar suas aulas.

Para Daiane Grassi, professora de Pedagogia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), ferramentas digitais podem facilitar o aprendizado, da Educação Básica ao Ensino Superior.

“Os aplicativos podem ser utilizados tanto para introduzir um assunto, como de maneira a complementar o processo de aprendizagem de sala de aula”, afirma Daiane.

Abaixo, veja dez aplicativos disponíveis para os sistemas operacionais iOS, Android e Windows:

Duolingo

Eleito o melhor aplicativo para iPhones em 2013 e o melhor para smartphones Android em 2013 e 2014, é uma boa ferramenta introdutória para quem quer aprender inglês e espanhol. Disponível para download para Android, iOS e Windows Phone.

Passei! Enem

Banco de questões com mais de 500 exercícios, em oito matérias. Não necessita conexão à internet após o download. Funciona como um simulado, e os itens são de provas anteriores. Disponível para iOS.

Human Anatomy Atlas

Exclusivo para o sistema iOS, mas tem similares gratuitos para Android. Um atlas do corpo humano. São 4,6 mil estruturas retratadas e animadas em 3D, criadas sob a revisão de especialistas. É um dos apps mais premiados na área da saúde. Disponível para iOS e Android.

Coursera

Consagrada na versão desktop, a plataforma foi lançada como aplicativo em 2013. Tem parceria com 115 instituições, incluindo USP e Unicamp. Para iOS, Android e Windows Phone.

TED

Por meio das palestras da Tecnologia, Entretenimento e Design (TED) você pode assistir a mais de 1,7 mil vídeos sobre música, tecnologia e educação. Para iOS, Android e Windows Phone.

94 Graus

Uma versão virtual interessante da brincadeira “quente e frio”: quanto mais perto da resposta correta, mais a temperatura sobe em um termômetro ao lado da tela. Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Stellarium

Possibilita ver a localização de planetas, constelações e estrelas em realidade aumentada. Basta abrir o app e apontar a câmera para qualquer direção. Para iOS e Android.

Rei da Matemática

A versão gratuita inclui apenas os exercícios mais básicos, mas você pode pagar para resolver problemas de níveis mais elevados. É um bom exercício para a memória. Para iOS e Android.

Acentuando

Oferece exercícios de acentuação. Indicado para quem precisa treinar regras básicas e complexas, foi desenvolvido em parceria com a rede Estácio. Disponível para Android e Windows Phone.

Fórmulas Free

Útil para universitários, estudantes de ensino médio e engenheiros, reúne fórmulas matemáticas básicas e complexas. Também tem calculadora e conversor de unidades. Não precisa conectar à internet. Para Android.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]