• Carregando...
A Lua deve ficar mais opaca nesta noite | Ivonaldo Alexandre /Gazeta do Povo/Arquivo
A Lua deve ficar mais opaca nesta noite| Foto: Ivonaldo Alexandre /Gazeta do Povo/Arquivo

As noites deste fim de semana serão bastante agitadas, especialmente para os amantes de eventos astronômicos. A partir desta sexta-feira (10), quem olhar para os céus vai enxergar os astros de uma forma um pouco diferente. Nesta noite teremos o primeiro eclipse lunar do ano.

FOTOS: Leitores registram eclipse

No caso, trata-se de um eclipse penumbral, ou seja, quando o satélite passa pela sombra que a Terra gera ao se posicionar entre o Sol e a Lua. “Isso funciona como um filtro, o que faz com que o brilho da Lua seja bastante diminuído”, explica a meteorologista do Climatempo Josélia Pegorim. “É como se colocássemos um véu sobre ela, que fica mais opaca”.

De acordo com a previsão, o ápice do eclipse deve acontecer às 22h43, no horário de Brasília, mas já é possível visualizar o evento a partir das 20h34 desta sexta. O evento deve acabar no início da madrugada de sábado, à 0h53. “O ideal é que as pessoas observem a Lua um pouco antes do fenômeno para poderem comparar o brilho total com o efeito do eclipse”, recomenda Josélia.

A boa notícia é que a mudança no brilho lunar deve ser vista em todo o Brasil e sem a necessidade de equipamentos especiais — embora alguns instrumentos de observação astronômica ajudem a acompanhar o espetáculo. Para que isso seja possível, porém, é preciso que o tempo colabore.

Vai dar para ver no Paraná?

No Paraná, a visibilidade do evento vai depender das nuvens. De acordo com a meteorologista do Climatempo, as condições são mais favoráveis para os moradores das cidades mais ao norte do estado, além da região dos Campos Gerais, Curitiba e Litoral. Segundo ela, nessas áreas, o céu deve ter alguma nebulosidade, mas sem prejudicar completamente a visualização do eclipse. Já na faixa mais a oeste, o tempo fechado deve frustar quem pensa em acompanhar o fenômeno.

Mesmo nas áreas com poucas nuvens, ainda restam algumas questões. De acordo com Josélia, a iluminação artificial das cidades pode comprometer a visualização. “Quem está nas cidades não vai perceber o fenômeno. É preciso ir para a área rural ou com menos luzes. Uma estrada já ajuda”, indica a especialista.

Quem perder este eclipse lunar penumbral só vai ter outra chance em 15 de janeiro de 2020.

Um novo cometa

Já o evento que deve fazer os curiosos olharem para os céus durante o sábado à noite é a passagem do cometa 45P. Com 1,6 quilômetros de diâmetro de puro gelo, ele passará relativamente perto da Terra, 14,2 quilômetros de distância, o que permitirá a visualização de um brilho esverdeado na constelação de Hércules.

Ao contrário do evento lunar, o uso de equipamentos são mais recomendados para que seja possível conferir o espetáculo. Quem tiver um telescópio vai enxergar o rastro com mais facilidade, mas um par de binóculos já deve ajudar. O 45P passa próximo à órbita de nosso planeta a cada cinco anos.

  • Foto enviada por @aro.pires, de Londrina
  • Foto enviada por @fabiousul, de Curitiba
  • Foto enviada por @fotoviajan te, de Curitiba
  • Foto enviada por @ivanilnavarro, de Londrina
  • Foto enviada por @jackobaga, de Curitiba
  • Foto enviada por @maricochinski, de Curitiba
  • Foto enviada por #math_will, de Curitiba
  • Foto enviada por #natielin, de Curitiba
  • Foto enviada por @valentin_ctba, de Curitiba
  • Foto enviada por @ vinigallon, de Curitiba
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]