• Carregando...

O mês de março começou bem para as principais represas que abastecem as cidades da Grande São Paulo. Apenas no primeiro dia foram registrados 210,5 mm de chuva na região dos reservatórios, o equivalente a 19,4% do esperado para o mês inteiro.

A situação, porém, continua grave no sistema Cantareira, que abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista. Essa região só recebeu 2,1 mm de chuvas no último dia, mas ainda assim registrou uma alta de 0,2% ponto percentual no nível de seu volume.

O sistema passou a usar a segunda cota do volume morto (de 105 bilhões de litros de água retirados do fundo da represa), em novembro. Na terça-feira (24), quando o sistema atingiu 10,7% de sua capacidade, o equivalente a ela foi recuperado. Já a primeira cota do volume morto, de 182,5 bilhões, talvez somente possa ser recuperada em um ou dois anos. Isso ocorrerá quando o nível do manancial atingir 29,2%.

A utilização do volume morto e sua difícil recuperação, segundo especialistas, pode ser comparada ao uso do cheque especial. Ambientalistas também apontam alguns riscos, como o de extinção de uma reserva técnica do manancial, por exemplo.

Outros reservatórios

O nível do reservatório Alto Tietê, que também sofre com a seca, subiu 0,3% e com 18,6% de sua capacidade após se manter estável por seis dias. Ele abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto, que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

As melhores notícias ficaram para os reservatórios menores. O nível da represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, avançou 1,5 ponto percentual e opera com 61,8% de sua capacidade.

O reservatório Rio Grande, que atende 1,5 milhão de pessoas, subiu 2,6 pontos percentuais e opera agora com 85,4%. Em apenas um dia, as represas que o compõem receberam 75,4 mm de chuvas. O número representa 40,4% dos 186,3 mm previsto para o mês inteiro.

Já o reservatório Rio Claro, que também atende 1,5 milhão de pessoas, recebeu 70,6 mm de chuva, 28,7% do esperado para o mês, e avançou 2,3 pontos percentuais. O sistema opera hoje com 38,2% da capacidade.

O sistema Alto Cotia também teve uma boa melhora, passando de 39,8% para 40,7%. O reservatório fornece água para 400 mil pessoas.

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]