• Carregando...
 | LUIS ROBAYO/AFP
| Foto: LUIS ROBAYO/AFP

Os novos números da dengue no Paraná mostram que mais três municípios entraram em situação de epidemia para a doença. Isso ocorre quando o número de casos atinge mais de 300 para cada 100 mil habitantes. De acordo com o novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as cidades de Céu Azul e Maripá, no oeste e Atalaia, no Norte do estado, agora fazem parte da lista de municípios que atingiram o índice determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Epidemia de dengue em Paranaguá era “tragédia anunciada”, diz MP

Ministério Público alertava para epidemia de dengue em Paranaguá desde 2013; recomendações não foram implementadas pelo município em tempo

Leia a matéria completa

Atalaia mostra o maior índice - são 374,63 casos para cada 100 mil habitantes. Já os municípios de Céu Azul e Maripá registraram 300,45 e 310,72 casos para cada 100 mil habitantes, respectivamente. Desde agosto de 2015 até agora, 77 cidades decretaram epidemia do Paraná.

O boletim da Sesa também confirmou duas novas mortes por dengue no estado - uma em Ivaiporã, no Norte do Paraná e outra em Paranaguá, no Litoral. A cidade litorânea é a que mais registrou mortes por dengue no estado até o momento - foram 28 no total. Os casos confirmados na cidade também registram o maior número entre os municípios paranaenses - são 15.603. Em todo o estado, foram confirmados 49.301 casos de dengue.

A Sesa também destacou as novas ações para o combate à doença em Paranaguá. Desde segunda-feira (30), 400 soldados do exército participam de ações como remoção de criadouros do mosquito Aedes aegypti e aplicação de fumacê em todo o território da cidade.

Zika e Chikungunya

Os casos de zika e chikungunya também aumentaram, de acordo com o boletim. O número de infectados pelo zika vírus passou de 296 para 314 na última semana. Destes, 210 são auctóctones, quando o paciente pegou a doença na própria cidade em que reside. Os outros 104 são importados. Os casos de chikungunya passaram de 68 para 72. A maioria dos casos são importados - são 65.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]