• Carregando...

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse na manhã desta sexta-feira (6) que a epidemia de dengue no Estado de São Paulo ocorre em cidades que “não se prepararam” e em locais que eram “virgens de dengue”. “Se formos analisar as cidades que apresentam epidemia, elas ficam em lugares que eram ‘virgens’ de dengue. Elas pagam o preço de nunca terem pego a doença antes”, disse em evento na zona sul de São Paulo.

De acordo com o ministro, o governo federal repassou R$ 16,5 milhões para os municípios paulistas desenvolverem ações voltadas ao combate à dengue, além de R$ 3,8 milhões para o governo estadual. Apesar do repasse, “nunca houve nenhuma situação similar” ao atual surto da doença em cidades do interior do Estado.

“Tem algumas regiões que não estão fazendo o dever de casa, tanto do ponto de vista da prevenção como no do atendimento aos casos de dengue. O período de seca é um agravante, mas não podemos colocar a culpa em São Pedro se não fizermos a prevenção durante todo o ano.”

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Estado de SP registrou 51,8 mil notificações de suspeita de dengue desde o início do ano até 14 de fevereiro. O número é 900% superior ao verificado no mesmo período de 2014.

Hoje, São Paulo é o terceiro Estado com maior incidência da doença em todo o país, atrás apenas de Goiás (221,7) e Acre (517,3).

Campeã

A cidade de Trabiju (a 308 km de São Paulo) é a campeã em número de casos, com média de uma pessoa contagiada a cada 14 moradores. Na capital paulista, houve o registro de 563 ocorrências, mas nenhuma delas considerada grave.

O Ministério da Saúde anunciou um pacote de ações para tentar reduzir a incidência da enfermidade em todo o país. Entre as medidas, estão a distribuição de um protocolo para atendimento de casos suspeitos em todas as unidades de saúde e um curso de duas horas para os profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), além da criação de uma central de atendimento por telefone para auxiliar os médicos que tiverem dúvidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]