• Carregando...
Alunos fizeram atividades com as informações que tiraram da notícia do jornal. | Divulgação
Alunos fizeram atividades com as informações que tiraram da notícia do jornal.| Foto: Divulgação

A partir de uma reportagem da Gazeta do Povo, os alunos do 3.º ano da Escola Municipal Lucídio Florêncio Ribeiro, de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, prestaram um serviço para a escola e a comunidade. Mediados pela professora Joelma Iza Aparecida, a turma aprendeu e ensinou sobre a gripe H1N1, que causa tanto mal nesta época do ano. Foram desenvolvidas práticas de leitura e oralidade e discutidas prevenção e profilaxia da epidemia. De quebra, os alunos fizeram um alerta para todos os estudantes do colégio.

A matéria utilizada, “Ministério libera vacinação antecipada contra H1N1”, publicada em 29 de março, despertou o interesse das crianças sobre o que são as vacinas e como elas funcionam. A professora então trabalhou esses conceitos e destacou a importância de todos tomarem a vacina.

“A atividade teve início com a leitura da matéria de forma individual, depois de forma coletiva, destacando elementos importantes como estrutura e palavras desconhecidas do texto. Em uma roda de conversa, debateu-se a importância da prevenção contra o Vírus H1N1. Os alunos se mostraram muito participativos, conta a professora. Além desse enfoque, Joelma também destacou a relevância social do texto durante suas aulas e fez um contraponto com reportagens de outros veículos sobre o mesmo tema.

Mão na massa

Depois dos debates e da teoria, chegou a hora de colocar em prática o conteúdo aprendido. Nesse momento, a professora realizou atividades lúdicas, relacionadas com o que os alunos haviam visto anteriormente: “realizamos um caça-palavras com os sintomas da doença, produzimos frases coletivas com ideias de prevenção e ilustrações baseadas na reportagem”, destacou a professora Joelma.

Uma das ilustrações produzidas durante a atividade serviu de inspiração para um trabalho ainda maior, após todo o conhecimento adquirido. Os alunos decidiram compartilhar com o restante dos colegas, para que todos da escola pudessem se valer das informações.

Como a gripe H1N1 é também conhecida por gripe suína, um porquinho foi escolhido como mascote, e espalhado nas paredes da escola em formato de cartaz informativo.

A equipe do Ler e Pensar agradece a dedicação de todos os envolvidos e a vontade de compartilhar informações úteis e relevantes para a sociedade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]