• Carregando...
 | Antônio More / /Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More / /Gazeta do Povo

O calendário letivo das escolas paranaenses – que estabelece as datas de início das atividades e de recesso para o ano de 2017 – já foi definido. As aulas começam em fevereiro, mas em dias diferentes de acordo com a rede a que os colégios estão vinculados - municipal, estadual ou particular.

Rede estadual de ensino

Nas 2,1 mil escolas da rede estadual de ensino, o início das aulas está previsto para o dia 13 de fevereiro de 2017. Com isso, a maioria dos estudantes terá 54 dias de férias, já que o ano letivo de 2016 foi estendido até o dia 21 de dezembro, em razão da greve dos professores e da ocupação das escolas estaduais. Em algumas instituições de ensino, as aulas vão até o dia 28 de dezembro deste ano.

A semana pedagógica – em que os professores preparam o semestre – será realizada em dois dias, em 13 e 14 de fevereiro. No meio do ano, a semana pedagógica ocorre nos dias 24 e 25 de julho. Além disso, os discentes terão três dias para planejar atividades: 6 de março, 24 de maio e 26 de setembro.

As férias de inverno estão programadas para ocorrer entre 17 e 23 de julho. O ano letivo de 2017 deve ser encerrado no dia 20 de dezembro. Por meio de nota publicada em seu site, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) apontou que o calendário respeita a legislação, que prevê 200 dias letivos e 800 horas.

Rede municipal de ensino

Nas escolas da rede municipal de ensino de Curitiba, as aulas deste ano vão até 16 de dezembro. O início do ano letivo de 2017 está previsto para 13 de fevereiro. Os professores, por sua vez, retornam às escolas já em 7 de fevereiro, para a formação pedagógica, que se estende até o dia 10 do mesmo mês.

Entre os dias 10 e 24 de julho, os estudantes terão as férias de inverno. A previsão é de que o ano letivo de 2017 de encerre em 21 de dezembro. A rede municipal compreende, hoje, a 135 escolas e 208 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Escolas particulares

Já nos colégios privados, o calendário sugerido pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná indicam o início das aulas também no dia 13 de fevereiro. As férias de meio de ano estão programadas para ocorrer entre 8 e 23 de julho. O ano letivo de 2017 será encerrado em 15 de dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]