• Carregando...
 | Albari Rosa / Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo
  • Albari Rosa, 44 anos, nascido em Siqueira Campos e desde os 4 mora em Curitiba. Fotógrafo há 22 anos, 7 dos quais na Gazeta do Povo

Você já abraçou uma araucária e olhou para cima? Se não, repare nesta imagem e respire o ar que vem da mata. A Atlântica, de preferência, que guarda os espécimes deste pinheiro ameaçado de extinção. O que vem de quebra com a foto é um agrado feito por Albari Rosa: a sensação de vertigem, o barulho da floresta, os veios da madeira que convidam ao toque. Mostrar o que você nunca viu ou o que não teve tempo de reparar faz parte da poética provocativa da fotografia.

Publicação deste postal na Gazeta do Povo: 1°/4

Saiba mais

O pinhão nosso de cada inverno depende da ação de uma espécie que tem penas, asas, topete e bico. Por seu hábito de enterrar alguns pinhões colhidos para comer, e, principalmente, por esquecer deles, a gralha-azul colaborou para a proliferação da Araucaria angustifolia, ou, para os íntimos, o pinheiro-do-Paraná.

A poetisa Helena Kolody dedicou alguns versos à árvore: "Não há na minha fronte /Nem veludos quentes de folhas /Nem risos vermelhos de flores / Nem vinhos estoantes de perfumes. /Só há o odor agreste da resina /E o sabor primitivo dos frutos".

Fontes: Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado.

* * * * * * *

Veja as outras maravilhas de Curitiba:

1º Lugar: Lembrança das estepes (1.949 votos)

2º Lugar: Água que vem do céu (1.597 votos)

3º Lugar: Espelho, espelho meu (1.581 votos)

4º Lugar: Aos pés de um pinheiro (1.352 votos)

5º Lugar: Tomando fôlego (1.229 votos)

6º Lugar: Caleidoscópio urbano (1.014 votos)

7º Lugar: A florada dos ipês (1.013 votos)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]