• Carregando...
 |
| Foto:

Lala Schneider

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Lattes

Você já deve ter acessado a Plataforma Lattes, mas talvez não saiba que o sistema que armazena currículos homenageia um curitibano. Nascido em 1924, o físico Cesar Lattes foi um dos descobridores, em 1947, do méson pi, uma partícula, também conhecida como píon, que é responsável pelo comportamento das forças nucleares. Em sua homenagem, o CNPq deu seu nome à plataforma, hoje importante instrumento para padronizar as informações curriculares de estudantes e pesquisadores brasileiros.

Leite Quente

A expressão faz cair por terra outro mito que os moradores de Curitiba alimentam: "curitibano não tem sotaque". Quem é de fora brinca que para descobrir se alguém é curitibano, basta pedir que diga, em voz alta, a frase: "Leite quente dá dor de dente". Se ouvir os últimos "es" como se ele fosse maiúsculo e carregasse um acento circunflexo, na certa está falando com alguém de Curitiba. Mas não, curitibano não tem sotaque...

Ligeirão e Ligeirinho

Expresso e Linha Direta. Esses são os dois nomes oficiais do Ligeirão e Ligeirinho, os ônibus mais populares da cidade. O expresso surgiu em 1974, com a implantação da primeira canaleta entre o Santa Cândida e o Capão Raso. Na época só havia ônibus articulados nas linhas existentes. O biarticulado só foi implantado em 1992, um ano depois de a linha direta começar a rodar pela cidade. Enquanto o expresso para a cada um quilômetro, o linha direta percorre três quilômetros entre as estações-tubo, razão pela qual foi batizado popularmente de ligeirinho. O "ligeirão" só foi oficialmente integrado ao sistema de transporte com a inauguração da Linha Verde, por onde passa o azulão, "o maior ônibus do mundo".

Estes são só alguns exemplo dos símbolos de Curitiba. Ajude a ampliar nosso alfabeto. Deixe nos comentários abaixo sua sugestão de algo que representa ou lembra a capital paranaense com a letra L.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]