• Carregando...
 |
| Foto:

Saiba Mais

Ficou curioso? Veja mais informações sobre o litoral em www.turismo.pr.gov.br e www.adeturlitoral.com.br.

O que você mais gosta no Litoral do Paraná? A Gazeta do Povo fez essa pergunta aos internautas durante a semana e pediu que fossem enviadas fotos dos principais atrativos. Cerca de 150 imagens foram enviadas, cada uma com aspectos diferentes da região: praias, pescarias, passeios de barco e de trem, pratos típicos, entre outros. Todas as fotos mostram diferentes paixões despertadas pelo litoral, que, diante das carências, vem buscando melhorar sua estrutura e atrair novos visitantes. A seguir, você confere dez atrativos da região que valem a viagem, na opinião dos leitores e especialistas, e que fazem o visitante se apaixonar pelo litoral. As sugestões de roteiro são da Secretaria de Estado do Turismo e do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Marcelo Chemin, que pesquisa o desenvolvimento sustentável do litoral.

Proximidade

As cidades litorâneas estão a uma distância de Curitiba que varia de 70,4 km (a mais próxima é Morretes) a 176,1 km (Guaraqueçaba). O acesso pode ser feito pela BR-277 (o pedágio custa R$ 13,90) e pela Estrada da Graciosa. As praias são o destino preferido de muitos curitibanos, que encontram de restaurantes sofisticados a lanches na praia, passando por hotéis de alto padrão e campings.

Praias

Nos 98 quilômetros de costa, o Paraná oferece praias (foto) para os mais diversos gostos. Para quem prefere águas calmas e pouco profundas, a dica é a Praia Mansa, em Caiobá, e a Prainha, em Guaratuba. Se o gosto é por águas mais agitadas, as opções são a Praia Central, em Matinhos, e Brejatuba, em Guaratuba. O veranista encontra ainda praias quase desertas na Ilha de Superagui.

Ilha do Mel

A Ilha do Mel, na entrada da baía de Paranaguá, é um atrativo à parte e encanta pela natureza exuberante e as belas vistas (foto). Nesse pedaço do litoral, 95% da mata de restinga e floresta atlântica é intocável. Entre as principais atrações, o Farol das Conchas; a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres; e a Gruta das Encantadas. O acesso é feito por barcos que partem de Paranaguá e Pontal.

Comida típica

A mesa é farta no litoral. Entre os salgados, destaque para o barreado e os frutos do mar. Caranguejo, ostras, camarão e peixes são oferecidos em diferentes formas de preparo. Como a cambira (foto), prato feito com peixe seco ou defumado com banana da terra, encontrado principalmente em Pontal. Para sobremesa, sorvete de gengibre e bala de banana.

Trem

A ida ao litoral pode ser uma das melhores partes da viagem. Uma opção é chegar de trem, que parte diariamente de Curitiba, às 8h15, rumo a Morretes, com preços a partir de R$ 57 para adultos, a ida. Nos 110 quilômetros de extensão da ferrovia centenária, o passageiro passa por 13 túneis ativos e 30 pontes, como a São João (foto), com 55 metros de altura. Mas não se pode ter pressa, já que o passeio leva três horas.

Aventura

No calçadão, na faixa de areia ou no mar, a prática esportiva é uma constante. Entre os esportes, claro, destaque para o surfe. Quem quer ainda mais aventura encontra voos de paraglider em Matinhos e na Ilha do Mel; rafting em Antonina; canoagem em Morretes e Guaraqueçaba; e passeios de jipe também em Morretes.

Folia e balada

O carnaval de rua das cidades litorâneas atrai milhares de pessoas. Os trios elétricos agitam as praias de Guaratuba, Matinhos e Caiobá. Já em Paranaguá e Antonina, os destaques são os desfiles de escolas de samba (foto). As casas de shows também oferecem opções bem variadas ao longo de toda a temporada.

Casario antigo

Algumas cidades se destacam por suas construções antigas (foto). Igrejas, museus, casarões, mercados públicos e praças ajudam a contar a história desses locais e também do Paraná. Em Paranaguá, as principais atrações são o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, o Mercado Municipal e a Rua da Praia com seus sobrados coloniais. Já em Antonina, os destaques incluem a Fonte da Carioca, o Teatro Municipal e a Estação Ferroviária.

Passeios

O litoral pode ser descoberto também por meio de passeios de barco pelas baías de Paranaguá e Guaratuba, que guardam diferentes ilhas e abrigam diversas espécies de animais. Além dos passeios, as baías proporcionam a pesca esportiva, principalmente de robalo, peixe-espada e garoupa. Outros locais propícios para a pesca são a baía de Antonina, o balneário de Pontal do Paraná e perto do pico de Matinhos.

Parques

A região tem mais de 20 áreas de conservação e, em boa parte delas, o acesso é permitido. Entre as principais estão o Caminho do Itupava, com suas paisagens naturais em meio a trilhas, entre Quatro Barras e Morretes; o Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes; a Reserva de Salto Morato, em Guaraqueçaba, com uma queda d'água de mais de 100 metros de altura (foto); e o Parque Nacional de Superagui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]