• Carregando...
Atraso nas obras do aquário marinho de Paranaguá adiaram entrega da atração para o segundo semestre de 2012 | Gazeta do Povo
Atraso nas obras do aquário marinho de Paranaguá adiaram entrega da atração para o segundo semestre de 2012| Foto: Gazeta do Povo

Enquanto os veranistas se preparam para descer a serra rumo ao litoral e aproveitar dias de descanso ao lado da família e dos amigos, longe das preocupações e da rotina, as prefeituras dos sete municípios da região e o governo do estado ainda tentam acertar os últimos detalhes da preparação para a temporada. A expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas passem pelo litoral entre o Natal e o carnaval do próximo ano, número cinco vezes maior que a população local.

De acordo com secretário estadual de Meio Ambiente, Jonel Iurk, um dos responsáveis pela coordenação da Operação Verão 2012, o foco do governo do estado para esta temporada é a prestação de serviços básicos, que impactam diretamente na qualidade de vida dos moradores e turistas. "A prioridade é ga­­rantir um bom atendimento nas áreas de saúde, segurança e infraestrutura, como o fornecimento de água e luz, a limpeza das ruas e praias, além da coleta de lixo", diz.

Neste ano o governo estadual não irá promover as tradicionais atividades esportivas e recreativas, que ficarão sob responsabilidade dos municípios e da iniciativa privada. A pouco menos de um mês para a abertura oficial da temporada, a agenda de programações esportivas e culturais ainda não foi fechada pelos municípios.

Presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (ADETUR), Gustavo Trevisan Socachewsky acredita que os estabelecimentos turísticos filiados à entidade já estão totalmente preparados para receber os turistas. "A Adetur promove e incentiva o desenvolvimento do turismo o ano inteiro, por meio da qualificação constante do empresariado e dos profissionais que atuam nessa área", diz.

Obras adiadas

Ainda não será nesta temporada que os veranistas vão acompanhar as obras de revitalização da praia e da orla em Matinhos e, tampouco, poderão visitar o aquário marinho de Paranaguá. O projeto de engorda de 50 metros na faixa de areia da Praia Brava, em Caiobá, até o Balneário Flórida estava previsto para começar em novembro de 2010 e terminar no início de 2012, mas até agora não saiu do papel. Segundo o governo do estado, o projeto está sendo reavaliado, sobretudo, com relação a sua eficácia e viabilidade econômica.

Atração turística aguardada para o início desta temporada, o aquário só deverá ser aberto ao público no segundo semestre de 2012, segundo Iurk. A primeira fase da obra deve ser concluída em março do ano que vem, mas ainda faltarão detalhes importantes como a colocação dos vidros e bombas hidráulicas, cenografia e a escolha das coleções de peixes, além da definição do modelo de gestão. A construção do aquário foi subsidiada pela empresa Cattallini Termi­­nais Marítimos, que doou R$ 5 milhões para a obra como compensação pelos danos ambientais causados pela explosão no navio chileno Vicuña, no Porto de Paranaguá, em novembro de 2004.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]