• Carregando...
Neste sábado, Helena promete servir risoto e com uma homenagem a Poty Lazzarotto | André Rodrigues/ Gazeta do Povo
Neste sábado, Helena promete servir risoto e com uma homenagem a Poty Lazzarotto| Foto: André Rodrigues/ Gazeta do Povo

Programação

Vinada Cultural e regata de pedalinhos agitam o público

O público pode esperar. As segundas edições da Vinada Cultural e da regata de pedalinhos estarão novamente inseridas na programação do Passeio Público. A Gazeta do Povo, organizadora da Vinada, já convoca os leitores para indicarem os dogueiros que gostariam que participassem do evento gastronômico.

A data já está confirmada: dia 26 de abril. No mesmo dia, está marcada a final da regata de pedalinho. Um dos organizadores do evento, o jornalista Dante Mendonça, explica que as eliminatórias acontecem no dia 12. "Dia 26 será a final juntamente com a Vinada", destaca.

As inscrições para a regata serão abertas dia 1º de abril e poderão ser feitas de terça a domingo, das 10 às 17 horas, no restaurante do Passeio Público. O preço é de R$ 50 por dupla.

A regata terá início às 10 horas da manhã, com ordem de largada conforme montagem de baterias realizada a partir das 9 horas. Atrasos desclassificarão a dupla inscrita. No total, a regata será disputada em 45 duplas (90 inscritos).

Fantasias

Neste ano, uma das novidades é a premiação com um troféu para a dupla eleita com a melhor fantasia na final da competição. "Pode ir do que quiser. Até de Oil Man", avisa Mendonça. Também será classificada para a etapa final a dupla melhor fantasiada, independentemente de sua colocação na corrida eliminatória.

Quando a chefe de cozinha Helena Menezes se reunia com os amigos aos sábados no Passeio Público, a turma já podia esperar pelo banquete. Depois do encontro, uma deliciosa feijoada era servida em sua casa. Os eventos, que se iniciaram há 20 anos em Curitiba, começaram tímidos, com no máximo 10 pessoas. De repente, eram 20 e depois 30. Um cortava a couve, outro a laranja. No fim, todos raspavam a panela da feijoada.

Duas décadas depois, Helena resolveu reunir a turma e mais alguns adeptos para provarem novamente sua feijoada. Mas, dessa vez, no próprio restaurante do Passeio. Já foram dois sábados de encontro, que reuniu mais de 100 pessoas. Especializada em culinária paranaense, Helena não deixa faltar barreado e quirera, que enchem os estômagos e os ânimos de quem comparece ao local onde um dia foi o lendário "Lá no Pasquale".

Neste sábado, a partir das 12 horas, no projeto que vem reoxigenando a ocupação do Passeio Público, a chefe decidiu homenagear Poty Lazzarotto. Se estivesse vivo, o artista certamente comemoraria seus 90 anos se deliciando também com um belo risoto. "Os familiares do Poty possuíam um vagão onde comercializavam risoto. Estaremos reunidos em memória ao Poty."

Pintores serão convidados para expor e comercializar suas obras e a diva da música lírica curitibana Denise Sartori será a madrinha do evento. "Não sei se ela irá cantar. Só de estar aqui já é um belo presente ao público", diz Helena.

Culinária regional

Detentora de diversos prêmios nacionais e internacionais na culinária, Helena decidiu retomar a gastronomia típica paranaense justamente em um dos pontos principais da capital. "Encontrei uma forma de recuperar um espaço para a gastronomia regional em um local que marcou minha vida", diz. Além disso, ela acredita que com eventos desse porte é possível atrair mais visitantes ao espaço.

Helena fez uma parceria com o atual proprietário do espaço para cozinhar aos sábados. Ficou definido que a programação deve seguir pelo menos até abril. "Vamos ver ser dará certo esse projeto no Passeio. Se der, vamos continuar incentivando a gastronomia regional."

Helena colocou a comida do Paraná entre as melhores

Helena Menezes percebeu que fazia sucesso nas panelas e decidiu há quase duas décadas se demitir de onde trabalhava para montar um restaurante. Abriu no Alto da XV, o Manjhericão. Lá já se consagrou com sua feijoada. Mais tarde, foi dona do famoso Estrela da Terra, restaurante que trouxe para a categoria dos "melhores" a cozinha tradicional do Paraná, servindo barreado, quirerinha e farofa de pinhão. Além de sobremesas, como o sagu, a cocada e o doce de banana.

Chegou a servir pratos paranaenses ao casal imperial japonês em visita ao Brasil. Na ocasião, Helena preparou uma codorna à moda do Paraná, recheada com marzipã e pinhão, acompanhada de pinhão na manteiga.

Atualmente, ela se dedica aos pratos regionais no restaurante do Passeio Público. "Vamos criar um espaço para a personalidade culinária para o Paraná."

Opinião

Qual dogueiro você gostaria de ver no evento? Deixe seu comentário abaixo e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]