• Carregando...

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), uma das principais organizadoras de concursos do país, divulgou nota nesta quarta-feira (21) informando que as provas feitas pela organizadora serão redigidas de acordo com a nova norma ortográfica vigente, inclusive com textos de referência adaptados às mudanças.

Ainda de acordo com a organizadora, os candidatos devem estar preparados para responder a questões objetivas sobre a nova ortografia, principalmente os que participarem de seleções para revisores e professores de língua portuguesa. Mas os candidatos de outras áreas também devem conhecer e estudar as mudanças ortográficas.

Nas provas discursivas serão aceitas como corretas, até 31 de dezembro de 2012, ambas as ortografias. De acordo com o Cespe, as bancas de correção já estão devidamente orientadas para aceitar ambas as formas de escrita durante o período de transição.

Nos concursos com editais de 2008 e provas programadas para 2009, não será cobrado nenhum conteúdo referente à reforma ortográfica da língua portuguesa.

"O Cespe/UnB toma todos os cuidados para não prejudicar os candidatos. Essa mudança não será um problema", diz Márcia Pacifici, revisora de língua portuguesa do Cespe.

Segundo ela, os candidatos devem atualizar seus conhecimentos de língua com base nas novas regras, assim como os juristas estudam as novas emendas de uma lei. "Até 2012, ambas as formas de escritas serão aceitas. Quanto antes os candidatos assimilarem as mudanças, melhor para o seu desempenho", aconselha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]