• Carregando...
Os sócios e irmãos João Cesar Haupt Titon e Marcus Vinícius Titon, com as funcionárias (da esq. para a dir.) Béria de Castro, Marlene Aleixo e Vilma Taiatella: a papelaria está na quarta geração de administradores | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Os sócios e irmãos João Cesar Haupt Titon e Marcus Vinícius Titon, com as funcionárias (da esq. para a dir.) Béria de Castro, Marlene Aleixo e Vilma Taiatella: a papelaria está na quarta geração de administradores| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Classe política desperta só 1% de confiança

A classe política levou o título mais amargo da pesquisa: o de instituição com o menor índice de confiança. Somente 1% dos moradores da Grande Curitiba confiam plenamente nos partidos políticos e 2% nos políticos e candidatos à eleição.

Leia a matéria completa

Alheias ao cenário de desconfiança traçado pela pesquisa, as empresas pequenas e familiares desfrutam de credibilidade junto aos consumidores da Grande Curitiba. O índice de confiança plena nelas é de 27% – o maior do estudo e quase o dobro do número obtido pelas grandes empresas e indústrias (15%).

A possibilidade de oferecer um atendimento personalizado e a relação de confiança estabelecida com o consumidor são apontadas como a razão desse crédito. "A empresa pequena e familiar personifica a figura do fundador ou do proprietário, normalmente um sujeito carismático e que conta com a empatia e a confiança do cliente", explica o consultor do Sebrae-PR, Paulo Tadeu Graciano.

O Paraná possui cerca de 450 mil micro e pequenas empresas formais, de acordo com o Sebrae-PR. Entre as tradicionais está a Papelaria João Haupt, há 98 anos funcionando em Curitiba e hoje gerenciada pelos irmãos Marcus Vinicius, 43 anos, e João Cesar, 47 anos – a quarta geração de administradores.

Mesmo se valendo do trunfo da tradição, as empresas do ramo não podem fugir à modernização, sob pena de perder espaço no mercado. Na João Haupt não foi diferente: sua especialidade passou de acessórios para máquinas de escrever a utensílios de informática. "A tradição traz vantagens e desvantagens. Ela garante mais credibilidade, mas exige que você se atualize para acompanhar as novas tendências", pontua Marcus Vinícius. Apesar da modernização, nem tudo mudou na papelaria. Boa parte dos funcionários trabalha no local há pelo menos duas gerações, como a vendedora Béria de Castro, 42 anos – 23 deles atuando na loja. "Eu fui ficando porque o clima aqui é familiar, sem contar que há muita confiança na relação com o chefe."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]