• Carregando...
"Eu aplicaria o dinheiro para ter uma vida tranquila e decente. Colocaria o dinheiro para trabalhar para mim, mas não pararia de trabalhar porque penso que enquanto Deus dá vida e saúde ao homem ele tem de trabalhar." David Pereira de Vasconcelos, 65 anos, carpinteiro | Fotos: Priscila Forone/Gazeta do Povo
"Eu aplicaria o dinheiro para ter uma vida tranquila e decente. Colocaria o dinheiro para trabalhar para mim, mas não pararia de trabalhar porque penso que enquanto Deus dá vida e saúde ao homem ele tem de trabalhar." David Pereira de Vasconcelos, 65 anos, carpinteiro| Foto: Fotos: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Para 67% dos moradores da Grande Curitiba, houve uma melhora nas suas condições financeiras e outros 32% têm intenção de abrir o próprio negócio no próximo ano, a maioria deles (35%) na faixa etária entre os 25 e 39 anos. O que significa tanto otimismo?

* * *

A Gazeta do Povo perguntou...

o que você faria se ganhasse na loteria?

Confira as respostas ao lado

* * *

Segundo o economista e professor da disciplina de análise de investimentos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Adilson Antonio Volpi, uma série de fatores muito bem combinados. "Apesar de a crise financeira internacional ainda não ter atingido de forma contundente a grande maioria da população, o nível de desemprego em Curitiba, até o momento, apresenta uma pequena retração quando comparado a outras regiões", comenta. "Ao mesmo tempo, os anos de 2007 e 2008 propiciaram condições de emprego e renda melhores do que nos anos anteriores – fazendo com que muitas famílias passassem da classe D para a C". Além desse fator, ele afirma que as facilidades de financiamentos a longo prazo também permitiram que muitas pessoas realizassem seus sonhos, com melhorias na qualidade de vida.

Empreendedorismo

Analisando a vontade de empreender, o professor da UFPR acredita que não seja algo motivado apenas pela falta de oportunidades de emprego, mas muito mais uma questão do desejo de ter o próprio negócio. "Ser patrão de si mesmo", ressalta. "Empreender seu próprio negócio é uma oportunidade, para muitas pessoas, de lutar com todas as forças para a realização de um projeto, um sonho, para o qual se sentem competentes, atraídos e com capacidade de enfrentar as dificuldades e riscos inerentes a um novo empreendimento."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]