• Carregando...
Lago na região Norte do estado, onde estão cidades com média elevada de temperatura | Gilberto Abelha / Jornal de Londrina
Lago na região Norte do estado, onde estão cidades com média elevada de temperatura| Foto: Gilberto Abelha / Jornal de Londrina

Temperaturas elevadas e termômetros que podem atingir máximas de 40ºC. Essa é a realidade nas cidades mais quentes do Paraná, grande parte delas localizada no Noroeste. Nesta região há baixa altitude e influência dos sistemas quentes e secos, explica o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar.

Segundo Braun, as temperaturas têm relação com a latitude, pois as massas de ar quente normalmente avançam de Norte/Noroeste, e com a altitude. Quanto maior a altitude, mais frio, e vice-versa.

Veja a seguir algumas das cidades mais quentes do Paraná, entre os municípios que possuem estações meteorológicas monitoradas pelo Simepar. As localidades foram listadas conforme a temperatura média anual*:

Paranavaí

Localizada no Noroeste do estado, Paranavaí registra uma temperatura média anual de 24ºC. Com relação a valores extremos, os termômetros chegam a atingir a casa dos 41,5ºC na cidade. Em março de 2009, temperaturas de 35°C fizeram o asfalto derreter.

Icaraíma

Em Icaraíma, no Noroeste, a temperatura média anual é de 24ºC. O clima na cidade é o subtropical, com temperaturas elevadas e concentração de chuvas no verão.

Querência do Norte

A média anual em Querência do Norte é de 24ºC. A cidade fica no Noroeste do estado e a uma altitude de cerca de 340 metros acima do nível do mar.

Diamante do Norte

Em Diamante do Norte, no Noroeste, a temperatura média anual fica em 24ºC.

Loanda

A temperatura média em Loanda é de 24ºC. A cidade, no Noroeste, está a cerca de 500 metros acima do nível do mar.

Guaíra

Localizada no Oeste do estado, Guaíra registra temperatura média de 23ºC.

Santa Helena

A média em Santa Helena, no Oeste, é de 23ºC. Com clima subtropical, a média nos meses de verão alcança os 38°C.

Palotina

Palotina, no Oeste, registra 23ºC de média, com extremos na casa dos 41,2ºC. Tem verões quentes e concentração das chuvas no verão.

Cambará

A temperatura média em Cambará é de 22ºC, com máxima de 41,1ºC. No trimestre mais quente, a média varia de 27 a 28ºC e no trimestre mais frio, de 17 a 18ºC. Os índices médios anuais de umidade relativa do ar variam de 75 a 80%.

Foz do Iguaçu

A temperatura anual média em Foz do Iguaçu, no Oeste, é de 22ºC. O clima é o subtropical, com verões quentes e geadas pouco frequentes. A tendência é de concentração de chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida.

* Com relação a valores extremos (não médias), as mais quentes seriam Morretes (41,6 °C), Paranavaí (41,5 °C), Palotina (41,2 °C) e Cambará (41,1 °C).

E na sua cidade, faz muito calor? Comente no formulário abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]