• Carregando...
Mocidade Azul vence o carnaval Curitibano | Hugo Harada - Gazeta do Povo
Mocidade Azul vence o carnaval Curitibano| Foto: Hugo Harada - Gazeta do Povo
 |

Confira outros conteúdos do projeto Retratos Paraná e acesse a base de dados sobre os municípios do estado.

Clique aqui.

  • Haru Matsuri, em Curitiba
  • Grupo Pé de Ouro da Ilha de Valadares, em Paranaguá, referência do fandango, dança e música típicas do litoral do Paraná
  • Anote para 2012. Tibagi é conhecida por promover o carnaval mais animado do interior do estado, que este ano comemorou 101 anos
  • Desfile dos blocos folclóricos em Antonina
  • Decoração da Festa do Divino na Ilha Valadares, em Paranaguá

Opções que aliam diversão e resgate cultural não faltam no Paraná. Várias são as festas típicas que acontecem no estado em diferentes épocas do ano. Abrangem ainda os mais diversos temas e etnias.

Veja a seguir cinco festas tradicionais do estado, retiradas do livro "Festas Populares do Paraná", e se programe desde já para participar desta animação.

Carnaval

Apesar de não ter tradição no carnaval como em outros lugares do Brasil, o Paraná tem algumas cidades que se destacam na folia. Um dos mais animados e tradicionais é o carnaval de Antonina, com a participação de vários blocos. No interior, um dos carnavais de rua mais famosos é o de Tibagi, que a cada ano recebe um volume maior de turistas. Nos desfiles de escolas de samba, destaque para Paranaguá e Curitiba.

Fandango

O fandango do litoral do Paraná é considerado um dos mais vigorosos, carregados de beleza e pureza raras. A música tradicionalista acompanhada da dança é executada em festas de padroeiros, carnaval e mutirões de trabalho. Em setembro acontece na Ilha de Valadares, em Paranaguá, a Festa do Fandango.

Haru Matsuri/Tanabata Matsuri

Duas grandes festas mobilizam a comunidade japonesa no Paraná, o Festival da Primavera (Haru Matsuri) e o Festival Tanabata. O Haru Matsuri acontece no mês de setembro em Curitiba e Paranavaí, com culinária japonesa e apresentações artístico-culturais. Já o Tanabata é realizado em Assaí, uma das maiores colônias orientais do estado.

Cavalhadas

No Brasil, as Cavalhadas surgiram no século 17. Herança das cruzadas medievais, é uma encenação festiva baseada nas lutas entre mouros e cristãos, com cavaleiros em roupas coloridas simulando combates coreografados. No Paraná, elas acontecem em Guarapuava, onde reúnem um grande público.

Festa do Divino

A Festa do Divino é uma representação popular de um cortejo monárquico que inclui representantes do povo, em que o Espírito Santo é louvado. Procissões, missas e festejos fazem parte da programação em diversos municípios, como Campina do Simão, Campo do Tenente, Goioxim, Jataizinho, Maringá, Morretes, Paranaguá, Ponta Grossa e Tibagi.

Fonte: "Festas Populares do Paraná", Cadernos Paraná da Gente nº 2, editado pelo governo do Paraná

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]