• Carregando...
Estação-tubo PUC. Imagem de 2015 | : Luiz Costa/SMCS/Arquivo
Estação-tubo PUC. Imagem de 2015| Foto: : Luiz Costa/SMCS/Arquivo

Passageiros que veem de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, já podem, desde o início desta quarta-feira (29), desembarcar na mesma estação-tubo da PUC, no Padro Velho, que serve aos ligeirinhos Aeroporto e PUC/Rodoferroviária. Esse é o terceiro município a ter de volta uma ligação integrada com Curitiba. Antes, linhas de Colombo e de Araucária também já haviam tido seus itinerários estendidos para atender a promessa do prefeito Rafael Greca (PMN) de reintegrar a Rede Integrada de Transporte.

Linhas metropolitanas no Santa Cândida

A Urbs informou ainda que, com a implantação do ligeirão no eixo Santa Cândida/Capão Raso, espera liberar espaço no Terminal Santa Cândida para que a Comec ampliei a integração aos passageiros daquela região e coloque novas linhas em circulação.

Ainda não se sabe, porém, quantas linhas novas poderão seguir para esse terminais e nem em qual prazo. A conclusão da ampliação da capacidade desse eixo depende da compra de 24 novos ligeirões, algo que ainda é negociado com as empresas de ônibus.

De acordo com a prefeitura, essas três integrações atendem mais de 50 mil passageiros seja de Curitiba ou de municípios da região metropolitana.

A retomada da integração do ligeirinho Fazenda Rio Grande na estação-tubo da PUC, porém, trará uma situação inusitada: essa estação terá dois leitores de cartão, um da Urbs – a gestora do transporte coletivo da capital -- e outro da Metrocard, a gestora da bilhetagem da RMC. A antiga estação que servia apenas à linha metropolitana será desativada.

A reintegração da gestão da RIT é uma promessa feita em campanha pelo prefeito Rafael Greca. Logo no primeiro mês da sua gestão, ele e o governador Beto Richa formaram um grupo de cooperação técnica para estudar novas propostas para essa rede. De acordo com o prefeito, esse grupo também estudará uma possibilidade de retomar o pagamento unificado nas linhas urbanas e metropolitanas integradas da rede. A ideia é que esse grupo de estudos divulgue suas conclusões em meados de junho.

Reintegrações

A primeira reintegração anunciada foi a da linha Colombo/CIC. Até então, esse trajeto vinha sendo realizado por duas linhas -- CIC-Cabral e Maracanã-Cabral. Com a volta da linha, os passageiros voltaram a poder percorrer os 26 quilômetros do trajeto sem precisar mudar de ônibus.

Em Araucária, a Urbs reabriu o Terminal CIC para embarque e desembarque dos ligeirinhos Araucária-Capão Raso e Angélica-Capão Raso, que antes desviavam seguindo até o Capão Raso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]