• Carregando...
Árvore cai sobre rua no bairro Barreirinha | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Árvore cai sobre rua no bairro Barreirinha| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Unidades de saúde, escolas e o transporte público de Curitiba também foram prejudicados pelo temporal que deixou estragos em vários municípios do Paraná durante esta madrugada (27). Até esta manhã, pelo menos doze cidades tinham registro de problemas ocasionados pelo vento, que chegou a atingir velocidade de 107 km/h em Lapa, na região metropolitana.

Acompanhe a cobertura em tempo real

Veja fotos dos estragos na capital

Semáforos desligados e árvores caídas prejudicam o trânsito

Frente fria já passou, levando para SP os ventos que causaram estragos no PR

Leia a matéria completa

Na capital, quinze unidades de saúde estão com os atendimentos comprometidos. O caso mais grave é no posto Vila Leonice, no bairro Cachoeira. Uma árvore caiu sobre o telhado da unidade, interrompendo o expediente dado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).Ainda sem previsão de retomada.

Segundo a prefeitura de Curitiba, o atendimento também está prejudicado por falta de energia nas unidades Fernando de Noronha (Santa Cândida), Bacacheri, Ouvidor Pardinho (Centro), Capanema (Vila Torres), Vila Leão (Portão), Aurora (Novo Mundo), Pinheiros (Santa Felicidade), Tatuquara, Pompéia (Tatuquara), Rio Bonito (Campo do Santana) e Ipiranga (Capão Raso).

Nesses locais, as equipes de saúde estão sem acesso aos prontuários dos pacientes. O mesmo acontece na US Uberaba de Cima (Uberaba), por causa da oscilação da rede de energia elétrica.

Já nas unidades Abaeté (Boa Vista) e Vista Alegre (Pilarzinho), o problema foi a chuva, que atingiu os serviços de odontologia, interrompendo o atendimento temporariamente.

Assim como o atendimento, o serviço de vacinação também ficou comprometido nesses locais, porque as doses tiveram de ser remanejadas para a Central de Vacinas para não serem perdidas devido à falta de refrigeração. As sedes dos distritos sanitários Matriz e Portão também ficaram sem energia e parte das ações programadas tiveram que ser adiadas.

Foi afetado pelo temporal?

Deixe seu relato na caixa de comentários e mande fotos para nossa galeria do leitor com nome completo e a descrição da imagem. Caso deseje mandar vídeos, envie para o leitor@gazetadopovo.com.br

Escolas

Embora várias escolas da rede municipal de ensino estejam telefone, água e energia – 77 mil unidades consumidoras ficaram sem abastecimento nesta manhã –, todas estão atendendo, de acordo com a prefeitura. Ao todo, são seis escolas sem luz e telefone na regional de Santa Felicidade, e outras seis sem telefone e prejudicadas por galhos na rede elétrica que foram prejudicas na regional da CIC.

Nove CMEIs estão com problemas semelhantes, mas também seguem com os atendimentos.

Semáforos desligados e árvores caídas complicam o trânsito após temporal

Leia a matéria completa
Transporte público

Os estragos causados pelo temporal afetaram a operação de algumas linhas de ônibus, que precisaram alterar trajetos em função de queda de galhos e árvores.

Nos terminais Barreirinha e Santa Felicidade, o vento deslocou alguns domos da cobertura, mas a operação foi mantida normalmente. A empresa responsável pela manutenção dos terminais está mobilizada desde as três da manhã para fazer os consertos necessários.

O vento também arrancou um pedaço de cobertura no tubo da Estação Eufrásio Correa sentido Santa Cândida. O tubo continuou em operação, mas a entrada na estação ficou restrita a um dos lados, o que não gerou maiores problemas para os passageiros. A equipe de manutenção foi acionada às cinco da manhã e foi ao local para providenciar o conserto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]