• Carregando...
Grupo “No Plural”, formado por ex-estudantes da Empap, se apresentou na sede história da universidade durante protesto | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Grupo “No Plural”, formado por ex-estudantes da Empap, se apresentou na sede história da universidade durante protesto| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Os barulhos de chuva e de música marcaram um protesto diferente feito por alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) na tarde desta quinta-feira (5). Cerca de 50 estudantes se reuniram no prédio histórico da entidade, na Rua Emiliano Perneta, no Centro de Curitiba, para apoiar a greve das universidades estaduais. Referência por onde passaram nomes importantes da arte paranaense, a edificação está abandonada desde 2009. Os alunos também cobraram melhorias estruturais na Embap.

Parte do prédio histórico que dá acesso ao AuditórioIvonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

A estudante de Pintura da Escola Anna Rachel Czech, 19 anos, estava com uma camiseta estampada com o nome de um movimento criado pelos estudantes da Embap: “Militância Artística”. Manifestantes estavam com tinta spray pintando as camisas dos demais com essa mesma estampa, do grupo que organizou o ato. “Nós estamos aqui para apoiar a greve dos professores e funcionários nas universidades estaduais. E aproveitamos também para mostrar à sociedade nossas pautas históricas”, disse a estudante.

Guilherme Gomes, 22 anos, é estudante de Cinema e sintetizou as principais reivindicações. “Nós temos espaços inadequados para nossas aulas. Já soube de casos em que estudantes de teatro torceram o pé e foi necessário buscar gelo no bar em frente porque não há ambulatório na faculdade.” Ele citou ainda a necessidade de haver maior assistência aos estudantes, que não contam com benefícios como transporte e auxílio universitário.

Atualmente, a Embap está sediada em três prédios diferentes. Eles estão localizados no centro de Curitiba, próximos ao prédio da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O governo do estado paga aluguel nesses imóveis.

Pinturas em camisetas eram feitas na varanda do prédio histórico da Empab durante o protestoIvonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Enquanto a reportagem esteve no protesto, dois ex-alunos, do grupo “No Plural”, usaram as janelas da sede antiga da Embap para fazer uma apresentação. Apesar do cheiro de mofo no local e algumas goteiras na varanda, a mistura da música e a história do prédio reacendeu o ar charmoso de outros tempos. Ao som de música instrumental de violão e violino, os estudantes ficaram no local até por volta das 20 horas.

Outro lado

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Seti) informou que houve uma reunião entre sindicatos de professores e servidores nesta tarde, o secretário da pasta e o deputado Luiz Cláudio Romanelli, líder do governo na Assembleia Legislativa. As questões solicitadas pelos sindicatos foram encaminhadas e as negociações continuam em andamento, segundo o governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]