• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Dedicar-se a trabalhos domésticos ou ao estudo são ofícios que precisam de mais respeito e, sobretudo, atenção quando o assunto é saúde pública. Pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em relação ao mercado de trabalho, estudantes, donas de casa e também os aposentados constituem o grupo com o maior índice de prevalência de quadros depressivos.

INFOGRÁFICO: Depressão e o mercado de trabalho

De acordo com o quarto volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), publicado no fim do mês passado, o conjunto dos chamados “fora da força de trabalho” – que absorve trabalhadores do lar, estudantes e aposentados – representava, em 2013, 10,2% do total de pessoas de 18 anos ou mais que já relataram sofrer de depressão. Para se ter uma ideia, o universo dos que à época disseram ter um trabalho fixo e que ressaltaram diagnóstico médico positivo para o distúrbio foi quatro pontos percentuais mais baixo, ou seja, 6,2%.

Jovem não deve acordar cedo para ir à aula, diz estudo

Leia a matéria completa

As justificativas clínicas que ajudam a dar respaldo aos números mostram que o problema não é irrisório. E pior: tem origens na própria estrutura da sociedade, cuja cultura tende a não reconhecer a importância das atividades praticadas por quem não frequenta o ambiente de trabalho oficialmente estabelecido pelo mercado.

“Se elas fossem reconhecidas, se sentiriam mais úteis à sociedade”, afirma a psicóloga e professora de Psicologia da Universidade Positivo (UP) Marina Pires Alves Machado, referindo-se à classe dos estudantes, donas de casa e aposentados. “O trabalho é central na nossa vida. Quando somos pequenos, todos ficam perguntando o que a gente vai ser quando crescer, que profissão vamos seguir. Parece que até então a gente não é nada. E quando exercemos uma atividade que não é remunerada, é como se isso fosse menos e acaba afetando nossa autoestima, nosso bem-estar”, explica.

E, para os aposentados, o argumento de já ter feito o bastante parece não pesar muito nestas horas. A professora explica que a falta de uma rotina de trabalho pode romper bruscamente o cotidiano de um idoso, que, muitas vezes, não está preparado para viver uma vida mais tranquila. É quando chega a depressão.

“A pessoa sai de casa e fica 30, 40 anos trabalhando. Quando vai se aposentar não parece encontrar meios de como ocupar o tempo dela. Ela já não sabe mais o espaço que ocupa dentro de casa, não se prepara emocionalmente para voltar para essa casa, que geralmente está mais vazia, sem os filhos”, diz a professora, que ressalta a importância, nessas horas, das atividades voltadas para a terceira idade. “Muitas dessas pessoas têm um grupo social que é ligado ao trabalho, o que é mais complicado. Os que tem grupos de amizade fora, conseguem superar isso melhor. Por isso a importância dos programas de melhor idade, que fazem o aposentado ter mais momentos sociais de lazer”.

Trabalho não é castigo

Os dados divulgados pelo IBGE revelam ainda que o grupo de pessoas com maior índice depressivo também foi o que apresentou a maior proporção de pessoas que precisavam de remédios para dormir (12,6% do total) – o que, de certa forma, ajuda a diminuir o peso de vilão carregado pelo ambiente de trabalho.

“A palavra trabalho vem do latim, e a expressão refere-se a um instrumento de tortura. Só que a gente precisa aprender a desassociar trabalho de castigo”, pondera a psicóloga Andressa Roveda, coordenadora da Comissão Organizacional e do Trabalho do Conselho Regional de Psicologia do Paraná.

Ela explica que, ao mesmo tempo em que alguns tipos de ofício podem sobrecarregar o trabalhador, por outro, as atividades exercidas normalmente motivam relações sociais e momentos descontraídos que podem refletir na qualidade de vida.

“O trabalho é o meio que a pessoa tem de sobrevivência, mas é também o que dá mais sentido de valor para a pessoa, um meio de proporcionar inclusão social e de definir a própria identidade dela”, argumenta Andressa.

A professora Marina Pires Alves Machado, da UP, acrescenta não é o trabalho que está diretamente ligado à depressão, mas a ocupação do sujeito - que pode ou não fazer sentido na vida da pessoa.

“Normalmente a depressão está associada com quem trabalha com aquilo que nunca desejou. É uma frustração de não exercer aquilo que esperava. Porque o trabalho em si não causa depressão”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]