• Carregando...

As moedas do Império Romano que estão expostas no Museu Paranaense desde a sexta-feira (26) recebem atendimento especial. O vidro da vitrine onde estão expostas é blindado e tem um sistema de alarme para evitar qualquer dano ao material histórico.

Mostra

O Museu Paranaense fica situado na Rua Kellers, 289, Alto São Francisco, em Curitiba.
A entrada é gratuita.

Tesouros do Império Romano no Paraná

Museu Paranaense tem 23 moedas romanas antigas e seis da Idade Média. Como as peças chegaram ao acervo ainda é um mistério

Leia a matéria completa

Há ainda um monitor de tela sensível para que o visitante possa visualizar melhor as moedas e conhecer um pouco da história desses objetos. A moeda mais antiga de 2,3 mil anos possui cerca de 86 milímetros de diâmetro, a maioria delas é bem menor – entre 14 a 19 milímetros.

Com a ajuda da tela sensível, é possível ver os detalhes dessa riqueza histórica. “Algumas se encontram em mau estado de conservação em virtude de desgastes variados. No entanto, há vários exemplares em excelente estado de conservação”, comenta Carneiro.

Cunhadas em prata e bronze, as moedas foram identificadas em 2014 com a ajuda da professora de História da Universidade Federal do Paraná Renata Garrafonni e do professor da Universidade Federal de Alfenas Cláudio Umpierre Carlan, especialista no tema. Junto com a exposição, foi lançado o livro Coleção de Moedas Romanas do Museu Paranaense, escrito em português e inglês.

O Museu fica situado na Rua Kellers, 289, Alto São Francisco, em Curitiba. A entrada é gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]