• Carregando...
Postes quebrados aumentam a complexidade dos trabalhos, segundo a Copel | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Postes quebrados aumentam a complexidade dos trabalhos, segundo a Copel| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Um dia depois do forte temporal que causou estragos em, pelo menos, vinte municípios do Paraná, 28 mil imóveis continuam sem luz no estado. O problema, agora, atingiu proporções maiores e chega a afetar o sistema de abastecimento de água em Curitiba e em outros dois municípios da região metropolitana: Almirante Tamandaré e Pinhais.

Moradores e comerciantes contabilizam prejuízos em Curitiba

Leia a matéria completa

Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), na capital, falta de água atinge os bairros onde ainda há relatos de falta de energia elétrica: Abranches, Pilarzinho, Taboão, Barreirinha, Boa Vista, Santa Cândida, São Lourenço, Cachoeira, Bacacheri, Tingui e Atuba.

Em Almirante Tamandaré, os bairros afetados são Colônia Prado, Graziele, Cachoeira e São Jorge. Em Pinhais, moradores de Guarituba Redondo estão com o abastecimento prejudicado.

De acordo com a Sanepar, a normalização do sistema está prevista para ocorrer gradualmente, após o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica nestes locais.

A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), por sua vez, informou que a previsão é restabelecer por completo as redes em Curitiba e nos demais municípios do estado ainda afetados até o fim desta tarde. Segundo a empresa, mais de 1,4 mil funcionários foram mobilizados.

Confira fotos dos estragos do temporal em Curitiba

Leia a matéria completa

No total, 104 cidades tiveram sua rede de abastecimento de energia atingida, em menor ou maior grau, pelos fortes ventos - que atingiram velocidade máxima de 107 km/h em Lapa, na região metropolitana de Curitiba. Os trabalhos continuam nesta sexta porque, conforme a companhia, não foram apenas danos aos cabos rede elétrica que a chuva causou. Muitos postes também foram quebrados com as rajadas, aumentando a complexidade dos serviços.

Em Curitiba, restam 4 mil domicílios com o fornecimento interrompido. Os demais casos se concentram na Região Metropolitana de Curitiba e nas cidades no entorno de Rio Bonito do Iguaçu, na região Oeste.

Trânsito em Curitiba

A falta de energia elétrica mantém ao menos três cruzamentos com semáforos desligados na manhã desta sexta-feira. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), agentes trabalham para orientar o tráfego de veículos e pedestres na esquina das ruas Guilherme Pugsley e Alexandre Gutierrez; entre a Avenida Paraná e Rua São Pedro e entre as ruas Fagundes Varela e Augusto Hartmann.

Apesar dos transtornos, a secretaria informou que o trânsito flui sem problemas.

Na quinta-feira, passaram de 50 os cruzamentos que tiveram problemas com semáforos desligados ou em alerta por causa da chuva.

Mapa mostra o deslocamento da frente fria que causou o temporal no Paraná

Leia a matéria completa
Ventos e chuva atingem 20 municípios

Os dados da Defesa Civil do Paraná parecem apontar uma estabilidade na relação dos danos causados pelo temporal que atingiu o estado na madrugada de quinta-feira. Assim como na noite desta quinta, permanecem em vinte o número de municípios com algum tipo de problema causado pelo mau tempo.

A lista de cidades atingidas inclui Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Mourão,Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guaraniaçu, Guarapuava, Ibema, Itaperuçu,Lindoeste, Medianeira, Ponta Grossa , Santa Lúcia, São José dos Pinhais e São Miguel do Iguaçu.

No total, de acordo com relatório divulgado às 8 horas desta sexta, a quantidade de pessoas afetadas é, até agora, de 3.010. Destas, 12 ficaram desalojadas: três em Itaperuçu e Medianeira, cinco em Guarapuava e uma em Fazenda Rio Grande. Cinco ainda permanecem fora de suas casas.

Embora o boletim da Defesa Civil não aponte feridos, a Defesa Civil de Guarapuava relatou, nesta quinta, que um jovem de 20 anos foi atingido pela queda de uma placa de sinalização no centro da cidade e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com ferimentos leves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]