• Carregando...
 | Reprodução/Pixabay
| Foto: Reprodução/Pixabay

Cerca de 2 milhões de brasileiros não podem ingerir alimentos que levam farinha de trigo, cevada ou centeio, como pães, bolachas, massas e cerveja. Isso porque essas pessoas têm a doença celíaca, desordem autoimune desencadeada pela ingestão de glúten, caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado. Os dados são da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra). Acontece que uma possível solução poderá ser encontrada na guabiroba, planta da Mata Atlântica brasileira e que produz frutos bastante conhecidos dos paranaenses.

No intuito de oferecer alternativas alimentares aos celíacos, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Mayara Schroder coordena, desde o ano passado, um estudo sobre a viabilidade de fabricar doces e salgados feitos com uma farinha à base da fruta. O produto é integral, sem glúten e tem propriedades antioxidantes.

Biscoitos produzidos com farinha à base de guabiroba.Reprodução/Mayara Schroder

Agora, o público-alvo começará a testar alimentos, como biscoitos doces e salgados, produzidos com a farinha desenvolvida pelo grupo de pesquisa. Mayara receberá, a partir do dia 26 de setembro, interessados em provar os alimentos, que deverão opinar a respeito do sabor e textura das bolachas.

Os testes acontecerão no Setor de Ciências Agrárias da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540 - Cabral) e quem quiser participar deve entrar em contato pelo telefone (41) 9710-2005 ou pelo e-mail mayaraschroder@gmail.com. A pesquisadora espera que ao menos 150 pessoas participem.

Doença celíaca

Causada por intolerância ao glúten, a doença ocorre em pessoas com tendência genética à desordem, que geralmente dá sinais durante a infância, mas pode surgir em qualquer idade. Os sintomas mais comuns são diarreia crônica - com duração superior a 30 dias -, anemia, falta de apetite, vômito e emagrecimento. O diagnóstico é feito a partir de um exame de sangue e de uma endoscopia digestiva.

Apesar de não ter cura, a doença tem tratamento e é relativamente comum - tanto é que celebridades como o apresentador Tiago Leifert e as atrizes Ísis Valverde e Zooey Deschanel já declararam que são celíacos. Se não tratado, o problema pode ocasionar a atrofia das vilosidades intestinais.

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]