• Carregando...
Eldon trabalha desde 2002 no preparo do bolo gigante. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Eldon trabalha desde 2002 no preparo do bolo gigante.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Desde 2002, a rotina de Eldon Stery, técnico em panificação do Moinho Anaconda, repete-se: após tirar férias, em fevereiro, ele começa a elaborar o projeto do bolo gigante para comemorar o aniversário de Curitiba. “Reunimos os parceiros e definimos a equipe e os ingredientes com antecedência. Depois é essa correria antes da festa”, conta.

Na manhã desta quinta-feira (26), em meio a um aroma adocicado e um vaivém de bandejas e de espátulas agitadas pelos sete voluntários que o ajudavam, Stery mostrou a lista com os produtos utilizados em um bolo de 600 quilos. A iguaria será servida no Parque Barigui no domingo (29), quando a capital do Paraná completa 322 anos.

Farinha

Neste ano serão utilizados 120 quilos de farinha de trigo, 112 litros de ovos pasteurizados, 88 quilos de açúcar, 52 litros de água, 8 quilos de gordura e 4 quilos de fermento. O recheio será de amora com chantilly, e a calda será preparada com maçã, açúcar, cravo e canela. Adicionados nas porções equivalentes em bandejas de dois quilos, os ingredientes são batidos por cinco minutos e depois levados a um forno por 15 minutos.

Ao todo, 40 pessoas trabalharão no preparo do bolo – entre elas vários voluntários do Centro Europeu. A ideia de presentear a cidade com o bolo é do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado Paraná.

O chefe de cozinha Emerson Valin, formado pela instituição, disse que aceitou o convite para ser voluntário porque o projeto significa mais experiência em seu currículo e ainda possui um aspecto social. “Aniversários sempre representam a entrada em um ano novo, e espero que este comece mais doce para a cidade.”

Para David Gomes, auxiliar técnico da Anaconda, este momento é bastante aguardado. “Participei no ano passado do projeto e gostei muito. É uma honra preparar esse bolo e hoje [ontem] até cheguei mais cedo ao trabalho de tão animado que estou.”

Tema

Representado por desenhos de grafiteiros, o tema do bolo deste ano está sendo mantido em segredo. Será revelado só na hora em que o bolo for servido. No primeiro ano em que foi preparado, o bolo chegou a pesar 2,6 mil quilos. “Depois fomos adequando o tamanho ao perceber o consumo na festa”, explica Stery. No domingo (29), a massa assada será levada ao Parque Barigui, onde é feita a montagem final antes da distribuição ao público.

Confira imagens da preparação do bolo de aniversário de Curitiba

Neste ano, o confeito passou de 550 quilos para 600 quilos, sendo 67 quilos de frutas, 130 litros de chantilly e 60 litros de calda.

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]