• Carregando...

O silêncio imperava sobre as duas pistas do Minhocão na tarde desta sábado (4).

Fechado pela Prefeitura de São Paulo para os carros desde as 15h, como um teste que poderá virar lei todo sábado à tarde, as vias elevadas que cortam parte da região central da cidade receberam pouquíssimas pessoas. O que reforçou ainda mais a ausência de barulho.

“Essa experiência é muito boa porque faz com que o carro perca um pouco do seu poder, o que é importante”, afirma Francisco Heitor, ciclista e lisboeta que vive há três anos na capital.

“São Paulo está muito a frente de Lisboa na questão de bicicleta. Lá é preciso melhorar bastante ainda”, diz o europeu que trabalha como diretor de uma editora no Brasil. “Para mim está tranquilo, mas claro que o frio atrapalhou a vinda das pessoas”.

Heitor, por volta das 17h, era uma das três pessoas que passeava por uma das extremidades do Minhocão, do lado da avenida Francisco Matarazzo. Ele era o único que pedalava.

“Essa experiência é muito válida e precisa ocorrer sempre. Assim como foi com a avenida Paulista na semana passada”, conta o ciclista, fazendo referência a outro teste realizado pelo poder público. No domingo passado, por causa da inauguração da ciclovia da avenida Paulista, a via foi totalmente fechada para os veículos.

O cenário inusitado para um sábado à tarde, pois o Minhocão é fechado durante o dia aos domingos, chamou a atenção do artista plástico e pesquisador de mercado Paulo Barone.

“É uma área de lazer nova. A praia do paulistano. Se tivesse tempo bom isso aqui iria estar lotado”, diz o morador da região central da cidade enquanto sacava vários fotos do asfalto vazio e molhado com o telefone celular.

Na visão de Barone, a experiência de fechar o Minhocão aos sábados é muito importante. “Apesar que se derrubassem ele também iria ficar muito bonito como é possível ver pelas fotos antigas da região”.

Se o teste do lado de cima das pistas não funcionou muito, do lado de baixo ele pode ter tido alguma serventia para os técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Entre as 16h30 e 17h era possível se deslocar por baixo do elevado, nos dois sentidos, dentro de uma velocidade normal para um sábado à tarde. Apesar de que o frio também pode ter feito com que menos pessoas no geral saíssem de casa.

Para tentar diminuir o impacto do fechamento do Minhocão no trânsito, as faixas exclusivas de ônibus estiverem liberadas para os carros. Apesar da sinalização informar isso, poucos carros aproveitaram a liberação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]