• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

As tradicionais feirinhas de Natal nas praças Santos Andrade (em frente ao prédio histórico da UFPR) e Osório começaram a movimentar o Centro de Curitiba nesta quarta-feira (23). Fora a grande variedade de comidas e bebidas, as atrações são uma alternativa para as compras de fim de ano, com presentes cujos valores variam entre R$ 5 e R$ 300.

Segundo a prefeitura da capital, a Feira Especial de Natal tem horário diferente nos dois locais. Na Praça Osório, funciona de segunda a sábado, das 10h às 22 horas, e aos domingos, das 14h às 19 horas. Na Praça Santos Andrade, das 10h às 20h, de segunda a sábado, e domingo, das 10h às 18 horas.

Quem passar pela Osório vai encontrar 38 barracas com brinquedos, produtos artesanais e de decoração (como guirlandas, arranjos e presépios) e outras 22 destinadas apenas à gastronomia. Já na Praça Santos Andrade serão montadas 14 barracas, sete destinadas à gastronomia, uma para artesanato culinário e seis para artesanato em geral. As feiras duram exatamente um mês e serão encerradas no dia 23 de dezembro.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Vem mais por aí

A abertura das feirinhas é o pontapé inicial para as comemorações natalinas em Curitiba, que começam a “esquentar” a parir da próxima semana.

No dia 2 de dezembro, o Coral do Palácio Avenida dará início às apresentações, que seguem nos dias 3, 4, 9,10, 11,16, 17 e 18 de dezembro. Os espetáculos ocorrem sempre das 20h15 às 21h.

10 mil crianças aguardam um presente de Natal na campanha “Papai Noel dos Correios”

Leia a matéria completa

Também no dia 2 de dezembro a Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia abre a tradicional Feira de Santa Rita, que chega a sua 34.ª edição neste ano. Apontada como o carro-chefe das arrecadações que ajudam a manter a entidade, a feira oferece, principalmente, produtos confeccionados nas 18 oficinas mantidas pela associação. Mas também há barracas de comerciantes externos e ainda de outras instituições, como Afece e Apae.

Nos dias 3 e 4 de dezembro a feira funciona das 10h às 22h. Já no dia 2, uma sexta-feira, as barraquinhas abrem às 14h e fecham às 22h. A entrada é franca. O evento será realizado no pavilhão Expo Renault Barigui, no Parque Barigui.

E, claro, tem também o esperado Natal no Paço Municipal, um evento já consolidado no calendário dos curitibanos. Esse ano, espetáculo – realizado em um cenário de arquitetura histórica tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – traz a história “Papai Noel na terra da Sumiçolândia”.

Entre outras atrações, os curitibanos ainda aproveitar espetáculos de luzes e teatro em frente ao Radisson Hotel de Curitiba. É o show Árvore Encantada, que neste ano tem datas marcadas para os dias 13, 14 e 15 de dezembro.

Longa espera

Os eventos que cercam Curitiba de luz e alegria nesta época do ano são mais esperados do que a gente imagina. Tatiana Turra, diretora executiva do Curitiba, Região e Litoral Convention e Visitors Bureau (CCVB), entidade sem fins lucrativos que atua no setor de turismo, comenta que as procuras pelo calendário de atrações natalinas começam já no início do ano. E não são apenas os curitibanos interessados em aumentar a renda que antecipam seus planos. Equipes que programam viagens turísticas gostam de passar pela capital paranaense, muitas vezes em meio a roteiros que levam para as demais atrações da região Sul do país.

“Muitos seguem em roteiros rodoviários, de excursão. Tem também o lado de que esse é um setor que faz com que as pessoas venham, gostem e fiquem mais tempo na cidade”, explica.

Tatiana fala também em um aumento no número de ofertas de ceias para Natal e ano novo em Curitiba. “Antes a oferta de ceias e jantares ficava restrita a um ou dois hotéis. A gente não tem dados que mostrem, mas eu posso dizer que hoje a gente tem mais hotéis oferecendo esse serviço”, acrescenta a diretora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]