• Carregando...
Árvores caídas em diversas ruas de Curitiba prejudicaram o trânsito na capital. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Árvores caídas em diversas ruas de Curitiba prejudicaram o trânsito na capital.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Veja mais

Confira mais imagens e vídeos dos estragos causados pela tempestade da madrugada de quinta-feira (27) em

www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania

107 km/h

foi a velocidade do vento na Lapa.

O pior já passou e não há previsão de novos temporais no Paraná nos próximos dias. Quem assegura é o Simepar. Uma frente fria se deslocou muito rápido pela região, do Oeste para o Leste, cruzando todo o estado em menos de seis horas na madrugada desta quinta-feira (27). O fenômeno foi responsável pela tempestade e os fortes ventos que atingiram pelo menos 20 municípios do Paraná, conforme dados da Defesa Civil Estadual (confira os municípios afetados no gráfico).

A chuva chegou acompanhada de ventos que alcançaram até 107 km/h, na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Apesar da ventania intensa, a Defesa Civil do município informou que não houve prejuízos no local.

Na capital, o vento chegou a 70 km/h. Em Guarapuava, no Centro-Sul do estado, um jovem de 20 anos foi atingido pela queda de uma placa de sinalização e teve ferimentos leves. De acordo com o último balanço da Defesa Civil, divulgado no fim da tarde de ontem, 745 casas ficaram danificadas e 3.005 pessoas foram prejudicadas.

Eletricidade

Um dos transtornos causados pela tempestade foi a falta de energia elétrica em várias regiões do Paraná. Segundo o último boletim da companhia, divulgado às 19 horas de ontem, 59 mil unidades consumidoras ainda se encontravam sem energia no Paraná no fim da tarde de quinta-feira. O número corresponde a 1,35% dos 4,3 milhões de unidades atendidas no estado. Em Curitiba, eram 8,5 mil unidades sem energia e 40 bairros ainda prejudicados.

Na Região Metropolitana de Curitiba, a rede elétrica ficou bastante avariada nos municípios de Rio Branco do Sul, Bocaiúva do Sul e Itaperuçu. A expectativa da Copel era de normalizar a situação nesta sexta-feira (28).

Curitiba

Em Curitiba, além da falta de energia elétrica, houve registros de árvores derrubadas, destelhamentos e semáforos desligados, o que complicou o trânsito na manhã de ontem. O problema afetou o funcionamento de 150 semáforos, muitos deles em áreas críticas, como as Avenida Sete de Setembro, Silva Jardim e Visconde de Guarapuava .

Na capital, a tempestade começou por volta das 3h30 da manhã e atingiu intensidade máxima às 3h45. Pela medição do Simepar, foram registrados ventos de 59,76 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou 70 km/h.

Pela manhã, quinze unidades básicas de saúde (UBS) ficaram com os serviços comprometidos. No posto Vila Leonice, no bairro Cachoeira, uma árvore caiu sobre o telhado da unidade, prejudicando o atendimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]