• Carregando...
Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Paraná, é homenageada por fiéis | Bianca Garmatter/ Gazeta do Povo
Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Paraná, é homenageada por fiéis| Foto: Bianca Garmatter/ Gazeta do Povo
 |

Confira outros conteúdos do projeto Retratos Paraná e acesse a base de dados sobre os municípios do estado.

Clique aqui.

Novembro é um mês agitado no Paraná. Várias festas típicas acontecem neste mês, promovendo divertimento e resgate histórico de tradições.

Muitos festejos também aguçam o paladar, oferecendo diferentes pratos típicos. Pierogi, pintado na telha, frango, leitão e receitas a base de morango estão entre as opções.

A aventura está presente na Festa do Arrancadão de Tratores, enquanto a Münchenfest e a Novemberfest reúnem muito chope e atrações especiais. Com relação à religião, os destaques do mês são a festa de Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora do Rocio.

Veja a seguir as festividades programadas para novembro, com informações do livro "Festas Populares do Paraná":

Nossa Senhora das Graças

A festa acontece em Prudentópolis desde a construção do Santuário Nossa Senhora das Graças, em 1958. Nos dias que antecedem a festa, são rezadas novenas durante as quais é feita a coroação de Nossa Senhora Maria. A celebração no dia (27) tem missa, procissão pelas ruas da cidade, almoço e festa com várias atrações.

Nossa Senhora do Rocio

A homenagem à padroeira do Paraná acontece em Paranaguá entre os dias 6 e 16, dividida em duas partes. A religiosa tem novenas, procissão e missa campal. Já a popular conta com gastronomia, parque de diversões, shows artísticos e pirotécnicos. Centenas de devotos participam das festividades.

Festa do Frango na Telha

A iguaria foi criada durante uma reunião na qual se pretendia escolher o prato típico da cidade de Umuarama. Descobriu-se um bom número de avicultores e um grande abatedouro na região, optando-se então pelo frango na telha. Em 2011 a festa vai para sua 12ª edição, acontecendo entre os dias 11 e 13.

Festa do Leitão a Dois Vizinhos

O prato surgiu em 1999, quando se tornou atração na Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Dois Vizinhos (Expovizinhos). Fez sucesso e deu origem à festa que se tornou tradicional, celebrando o aniversário do município. Juntamente com a Festa do Frango, o evento será realizado de 23 a 27.

Festa do Morango

Alguns municípios instituíram a Festa do Morango como forma de comemorar a colheita da fruta. Em novembro a festa acontece em São José dos Pinhais. Além da comercialização da produção de morango e seus derivados, como tortas, bolos e geleias, o evento conta com apresentações artísticas e exposição de artesanato. Festa do Pierogi

A festa que tem como principal atrativo o famoso prato da culinária polonesa acontece no dia 5 na Chácara Soczek, em Araucária. Além do pierogi, os visitantes podem experimentar cerveja caseira. O evento tem ainda exposição e venda de artesanato, apresentação de grupos folclóricos e baile.

Festa Nacional do Pintado na Telha

A receita do pintado na telha teve grande aceitação não apenas entre os moradores de Guaíra, mas de toda a região, tornando-se assim o seu prato típico. Para torná-lo ainda mais popular, foi instituída a festa que acontece no dia 14, durante a semana do aniversário político da cidade.

Festa do Arrancadão de Tratores

Em 1989, acontecia em Maripá a Fecoma, festa que celebrava a colonização da região com mostra de fotos, maquinários e equipamentos, bandas e comidas típicas. Em 1990 ela foi modificada, sendo intitulada Primeiro Arrancadão de Tratores. Hoje, o evento já conta com um ‘tratoródromo’ e está marcada para os dias 12 e 13.

Münchenfest

Concebida inicialmente como a Festa Nacional do Chope Escuro, a Münchenfest virou Festa do Chope. O intuito é celebrar a cultura alemã, se iniciando com um desfile no centro de Ponta Grossa e seguindo com uma semana de festividades. Além de música típica, o evento que acontece de 25 de novembro a 4 de dezembro reúne artistas de renome nacional.

Novemberfest

Realizada desde 1999, a Novemberfest acontece como parte das comemorações pelo aniversário de Santa Amélia. A festa tem duração de três dias, sendo que neste ano acontecerá entre os dias 4 e 6. Na programação estão baile, escolha da rainha da festa e muito chope.

Fonte: "Festas Populares do Paraná", Cadernos Paraná da Gente nº 2, editado pelo governo do Paraná

Você conhece outra festa que é realizada em novembro no estado? Deixe seu relato no formulário abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]