Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

ambiente

Filhote de ave extinta na natureza nasce no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

Esse foi o primeiro caso registrado de nascimento de um mutum-de-alagoas em um zoológico

Nascimento de mutum-de-alagoas no Parque das Aves foi comemorado por toda a equipe | Parque das Aves/Divulgação
Nascimento de mutum-de-alagoas no Parque das Aves foi comemorado por toda a equipe Parque das Aves/Divulgação
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Um filhote de mutum-de-alagoas, ave que está extinta em ambiente selvagem, nasceu no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, na última segunda-feira (26). O nascimento não foi fácil – o passarinho precisou da ajuda de biólogos para conseguir quebrar a casca do ovo e ainda luta para sobreviver –, mas é motivo de comemoração: esse é o primeiro filhote da espécie a nascer em um zoológico.

VÍDEO: Confira imagens da ave

Confira mais imagens do nascimento do mutum-de-alagoas

A diretora técnica do Parque das Aves, Yara Barros, contou que o filhote estava muito fraco, por isso precisou de ajuda para sair do ovo. “Como ele estava muito debilitado, recebeu fluidos e primeiros cuidados. Ainda não sabemos se ele vai sobreviver, mas há chances, pois está se recuperando rapidamente, sob os cuidados da nossa equipe”, contou.

A ave

O mutum-de-alagoas é uma espécie típica da Mata Atlântica nordestina, mas foi dizimado, por causa da caça e da derrubada da floresta para o plantio de cana-de-açúcar. Na final da década de 1970, um criador resgatou os três últimos exemplares da ave e, desde então, há um esforço para reproduzir a espécie em cativeiro. Atualmente, há 230 mutum-de-alagoas em todo o mundo.

O Parque das Aves entra na história porque recebeu, em junho de 2015, dez casais dessa ave, para contribuir com o programa de conservação da espécie. Uma das razões da escolha do parque foi o sucesso obtido na criação de outras espécies de mutum, inclusive ameaçados de extinção, como o mutum-de-sudeste. A intenção do plano de conservação da espécie é a de aumentar a população dessas aves para reintroduzi-las na natureza dentro dos próximos dois anos.

Parque das Aves registra nascimento de filhote de mutum-das-alagoas

Ave está extinta na natureza e essa foi a primeira vez que um filhote nasceu num zoológico. A conservação da espécie ocorreu porque exemplares do pássaro foram mantidos por criadores particulares.

+ VÍDEOS

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida e Cidadania

PUBLICIDADE