Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

futuro das cidades

App faz usuário desgrudar olhos do celular para conhecer pessoas

Designer que mora Nova York, nos EUA, desenvolveu algo que pode quebrar a rotina de muita gente no caminho até o trabalho e evitar o que ele chama de “apocalipse zumbi de smartphones”

  • Fabiane Ziolla Menezes
O app  Look Up faz com que sempre que o usuário se aproxime de outro usuário um alerta apareça na tela, lembrando-o de olhar para cima. | Reprodução/Ekene Ijeoma
O app Look Up faz com que sempre que o usuário se aproxime de outro usuário um alerta apareça na tela, lembrando-o de olhar para cima. Reprodução/Ekene Ijeoma
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Nesta era dos smartphones, quantas pessoas tiram o olho do aparelho durante o deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa? Quantas aproveitam o caminho para apreciar a cidade ou mesmo conhecer alguém novo? Foi pensando nisso que o designer e artista nigeriano-americano, Ekene Ijeoma, morador da megalópole de Nova York, Estados Unidos, desenvolveu um aplicativo.

“Está começando a parecer um apocalipse zumbi de smartphones – há tantas pessoas olhando para baixo para os seus telefones e perdendo a cidade ao redor delas”, disse ele ao site CityLab .

“Como seria um cruzamento se todo mundo olhasse para cima para abraçar a diversidade da cidade e se entregar ao acaso? E se todo mundo dedicasse a mesma energia que aplica no celular nas ruas?”. Foi por meio dessas perguntas que Ijeoma fez o Look Up (veja o vídeo sobre o app).

Disponível para Android, o app georreferenciado faz com que sempre que o usuário se aproxime de outro um alerta apareça na tela, lembrando-o de olhar para cima. Ao fazer isso, ele encontrará outro usuário que também recebeu a mesma mensagem. Está aí o acaso, ou seja, a chance de conhecer alguém diferente que vive na mesma cidade que você.

“Eu acredito que olhar para cima dos nossos telefones para conhecer outras pessoas pode gerar muito mais empatia entre comunidades polarizadas, o que é algo que cairia como uma luva no momento atual”, observou Ijeoma ao CityLab.

O Futuro das Cidades já falou da importância da cidade ao nível dos olhos, da interação necessária entre calçadas, prédios e ruas para um espaço urbano seguro e vivo. Além disso, ao promover a interação entre cidadãos, o Look Up pode acabar evitando acidentes de trânsito normalmente ligados à distração provocada pelos celulares também.

Veja como o app funciona no vídeo abaixo:

Look Up from Ekene Ijeoma on Vimeo.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida e Cidadania

PUBLICIDADE