• Carregando...
 | Reprodução/
| Foto: Reprodução/

Copiando experiências feitas pelo serviço de bike-sharing de Londres, a Citi Bike, bicicleta de aluguel de Nova York patrocinada pelo Citibank, está instalando dispositivos a laser que projetam a sinalização de trânsito no chão. Aparentemente, andar acompanhado de um desenho de uma bicicleta, sinalização que normalmente marca ciclovias e ciclorrotas nas cidades, dá mais segurança aos usuários.

Em um primeiro momento, os dispositivos estão sendo instalados em 250 bicicletas de aluguel do Citi Bike – número que pode crescer se a novidade realmente tornar o deslocamento dos ciclistas nas noites nova-iorquinas mais seguro.

LEIA MAIS sobre mobilidade em Futuro das Cidades

Curitiba finaliza licitação da bicicleta compartilhada

Bicicleta coberta permite pedalar mesmo sob frio intenso e chuva

É um recurso que chama a atenção de motoristas e pedestres à noite e ajuda a evitar acidentes. Projetada seis metros à frente da bicicleta, a sinalização ajuda, por exemplo, motoristas de ônibus e de automóvel a identificarem o ciclista com alguns segundos de antecedência. Nos testes em Londres, 75% dos ciclistas que usaram o dispositivo relataram se sentir mais seguros com o laser. Batizado de LaserLight, o aparelho é fabricado pela Blaze, empresa com sede no Reino Unido e que desenvolve produtos para ciclistas.

Lançado em 2013, o Citi Bike é um serviço de bicicletas de aluguel que já acumula 37 milhões de viagens realizadas em Nova York. Ao todo, o bike-sharing da cidade norte-americana tem cerca de 10 mil bicicletas à disposição, em 600 estações e 55 bairros.

Veja como o laser funciona:

Citi Bike + Blaze from Citi Bike on Vimeo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]