• Carregando...
Depois de limpar todas as paredes da escadaria de 414 degraus da catedral Santa Maria del Fiore, as autoridades  de Florença incluíram três tablets na escada na expectativa de que os visitantes deixem uma marca virtual, sem danificar o monumento | ALESSANDRO GRASSANI/NYT
Depois de limpar todas as paredes da escadaria de 414 degraus da catedral Santa Maria del Fiore, as autoridades de Florença incluíram três tablets na escada na expectativa de que os visitantes deixem uma marca virtual, sem danificar o monumento| Foto: ALESSANDRO GRASSANI/NYT

“Não escreva nas paredes”, afirma a mensagem em uma das paredes renascentistas da catedral na praça central da cidade.Infelizmente, a instrução pintada com caneta preta não passa da pichação desafiadora de um visitante que decidiu ridicularizar a placa colocada poucos centímetros acima com os mesmos dizeres.

A mensagem oficial, instalada na parede que fica ao final da longa escada que leva ao topo do domo da catedral de Santa Maria del Fiore, mais conhecido como o Duomo, obviamente falhou em sua missão.

Em toda a igreja, décadas de turistas picharam as paredes e outras partes do monumento com declarações de amor eterno, slogans políticos, comentários espontâneos, frustrações e outros dizeres geralmente insignificantes. “Odeio escadas”, diz uma delas. “Cate, quero me casar com você”, dizia outra. Ou pelo menos esse era o desejo em 1999.

Está nas mãos dos municípios resolver gargalo dos terrenos na América Latina

Durante Smart City Business America, em Curitiba, especialistas do mercado e da ONU apontaram o acesso ao solo urbanizado como principal entrave para a habitação na América Latina

Leia a matéria completa

Mais recentemente – no dia 28 de fevereiro, para ser exato – “Jackie+Denise”, um casal de Nova Jersey, decidiu mostrar ao mundo que haviam visitado a torre do relógio de Florença, projetada por um dos artistas pioneiros da renascença, Giotto di Bondone. Elas escreveram seus nomes com um lápis vermelho escuro no sino de bronze fabricado no século XVIII.

Há muitos anos, as autoridades de Florença desencorajam os visitantes vindos do mundo todo a utilizar as velhas paredes de pedra da cidade como cápsula do tempo de bobagens. Mas, ao que tudo indica, a necessidade humana de pichar é um instinto poderoso e difícil de controlar.

Por isso, as autoridades decidiram buscar uma solução digital para esse antigo problema, a começar pela torre do sino de Giotto, a Campanile.

Depois de limpar todas as paredes da escadaria de 414 degraus no início deste ano, as autoridades incluíram três tablets na escada na expectativa de que os visitantes deixem uma marca virtual, sem danificar o monumento.

As mensagens serão armazenadas em um site e arquivadas na internet por toda a eternidade.

Qualquer outra marca será removida instantaneamente, conforme explica um enorme cartaz na entrada da torre do relógio, tanto em italiano, quanto em inglês.

  • Catedral Santa Maria del Fiore, em Florença, Itália, assim como outros prédios históricos, era alvo constante das pichações.
  • A necessidade de não só visitar, mas marcar sua passagem nos lugares históricos parece ser uma necessidade humana. Essa foi a conclusão das autoridades de Florença. O jeito então foi deixar as campanhas de conscientização em segundo plano e partir para a ação...
  • ... Com isso, a catedral Santa Maria del Fiore inaugurou uma nova maneira – que não deixa danos – para os visitantes deixarem sua marca por onde passam: um sistema que cria uma assinatura virtual.

“Precisávamos de algo para impedir as pichações depois de limparmos as paredes e esperamos que o aplicativo ajude”, afirmou Alice Filipponi, estrategista de mídias sociais da Opera di Santa Maria del Fiore, a instituição que cuida do complexo do Duomo de Florença.

“Nosso objetivo é permitir que as pessoas deixem seus testemunhos sem sujar as paredes outra vez”, disse Alice.

Beatrice Agostini, arquiteta da instituição e gestora de manutenção do local, precisou de três meses e de uma equipe de nove especialistas em restauração para limpar as paredes da torre utilizando solventes em gel e lasers. Ela e a equipe não desejam passar por isso outra vez, especialmente porque diversas partes da catedral ainda precisam ser limpas.

“Queremos que as pessoas entendam que as marcas não são apenas poluição visual, mas causam um dano real ao monumento. Remover as escritas é um problema. No mármore, é quase impossível; as manchas ficam para sempre.” Ela acrescentou que “não podemos colocar câmeras em todo o canto, o espaço é estreito demais. Então achamos que nossa melhor aposta seria oferecer uma alternativa”.

E parece que a aposta compensou na torre do sino. Nos primeiros três dias do experimento, os mais de três mil visitantes deixaram 304 mensagens digitais – e a parede permaneceu intocada. Com a pichação virtual, os visitantes podem escolher o plano de fundo: madeira ou mármore, metal ou gesso – assim como os encontrados no monumento. E a ferramenta de preferência, de batom a tinta spray, usando os dedos para deixar símbolos, nomes e mensagens.

Os usuários também informam seus endereços de e-mail para que, assim que as mensagens sejam aprovadas, eles possam ser informados da publicação.

Nos próximos anos, as mensagens serão impressas e incluídas no arquivo de papel da Opera di Santa Maria del Fiore, cujos primeiros documentos datam de 1296. “Ainda não sabemos se seremos capazes de educar as pessoas, mas até o momento, nossa internet está repleta de mensagens e as paredes continuam limpas. Por isso, podemos dizer que já está funcionando”, afirmou o presidente da instituição, Franco Lucchesi.

Contudo, o problema já resistiu a algumas soluções e certamente não é uma novidade. Uma das pichações no alto do sino da torre é de 1899. “Espero que funcione, mas com base em minha experiência, não existe ação definitiva contra isso”, afirmou Giorgio Moretti, presidente de um grupo voluntário urbano com sede em Florença, os Anjos da Beleza, que limpam a cidade histórica há anos. “Todas as iniciativas são importantes, e esse é um projeto muito legal, mas é igualmente importante apagar constantemente as marcas deixadas”, afirmou.

Em Florença, a batalha para proteger os monumentos dos pichadores compulsivos e dos vândalos já dura décadas, mas tem piorado nos últimos anos. Em 2015, a catedral foi equipada com um sistema de alarmes e uma câmera de vigilância depois que uma nova pichação começou a aparecer a cada manhã.

Greve do Uber expõe velhos desafios para nova economia

Leia a matéria completa

Algumas pessoas confessaram seus erros. Lucchesi se lembra de “peregrinações” de um grupo de japoneses que voltava para se desculpar pelos danos causados pelos estudantes – por três anos seguidos.

“O fato de o monumento estar tão limpo também ajuda. Ninguém tem coragem de ser o primeiro a emporcalhar”, afirmou Laura Bachmann, uma alemã de 21 anos que estava visitando Florença com uma amiga.

Para os especialistas, a limpeza é a principal ferramenta. “Os vândalos fazem esse tipo de coisa onde todo mundo pode ver sua marca. Infelizmente, eu acredito que nenhum tablet será capaz de evitar a reincidência”, afirmou Andrea Amato, presidente da Associação Nacional Antipichação da Itália, a respeito da iniciativa em Florença. “As câmeras não impedem pichações; paredes inteiras reservadas para os pichadores não impedem que eles vandalizem outros lugares.”

“Entretanto, é importante que não deixemos nossos monumentos abandonados à degradação. Se os mantivermos limpos, as pessoas acham mais difícil sujá-los outra vez”, completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]