• Carregando...
Valor seria suficiente para a construção de 100 quilômetros de ciclofaixas nos moldes atuais de Curitiba. | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Valor seria suficiente para a construção de 100 quilômetros de ciclofaixas nos moldes atuais de Curitiba.| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Os membros da Rede Minha Curitiba, organização de mobilização social incubada pela Rede Nossas Cidades, presente em outras oito cidades brasileiras, e a associação de ciclistas CicloIguaçu entregaram um pedido de investimento de R$ 30 milhões em ciclomobilidade para 2017 aos representantes da prefeitura de Curitiba durante as audiências públicas sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) do ano que vem. As audiências começaram no início de abril e terminam nesta quinta-feira (28) , na Regional Cajuru.

Segundo Débora Ferreira, arquiteta que faz parte da Rede Minha Curitiba, não há nenhuma verba destinada especificamente aos projetos de ciclomobilidade da capital paranaense no ano que vem. “Esse valor, que representaria 0,5% do orçamento total do município, seria suficiente para a construção, por exemplo, de 100 quilômetros de ciclofaixas”. A petição foi aberta no último dia 20 (veja a página da iniciativa) e, em pouco mais de uma semana, acumulou mais de 1,2 mil assinaturas.

Amsterdã quer eleger, em junho, o primeiro “prefeito da bicicleta” do mundo

Leia a matéria completa

Segundo a prefeitura de Curitiba, a cidade tinha 127 quilômetros de ciclovias em 2013. O plano da gestão Gustavo Fruet (PDT) é de implantar mais 127 quilômetros até o fim de 2016, além de 9,7 quilômetros de vias requalificadas. Para 2017, a prefeitura informa que tem reservados R$ 2 milhões para estruturas cicloviárias, mas que esse não será o valor total aplicado na área, uma vez que há recursos para estruturas cicloviárias embutidos em vários outros projetos. Esses recursos não entram no orçamento como verbas específicas.

O projeto da Linha Verde Norte, por exemplo, inclui ciclovias, assim como a revitalização da Avenida Manoel Ribas, que deverá ser licitada nos próximos meses e estará em obras em 2017, incluindo ciclofaixas unidirecionais em ambos os lados da pista.

Ainda segundo a prefeitura de Curitiba, há projetos prontos ou em elaboração para mais 153,7 quilômetros de estruturas cicloviárias. Entre esses projetos estão os de mais duas Vias Calmas (Padre Anchieta e República Argentina/Winston Churchill); de 21 quilômetros de ciclovias que integrarão a microrrede da CIC; de recuperação da ciclovia Avenida Victor Ferreira do Amaral/Fernando Amaro/Benjamin Constant (para interligação com a ciclovia da Mariano Torres) e de ciclofaixas no Sítio Cercado, Boqueirão e Pinheirinho.

A proposta final da LOA 2017, com as sugestões dos moradores de Curitiba para todas as áreas, deve ser divulgada em uma nova e última audiência pública no próximo dia 11 de maio, no Salão de Atos do Parque Barigui, antes de seguir para a Câmara de Vereadores.

Orçamento participativo

Para dar sugestões sobre o orçamento de 2017 de Curitiba aqui e participe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]