• Carregando...
Curitiba aparece na 134ª colocação mundial, empatada com Cartagena, na Colômbia, e Kuantan, na Malásia | Antônio More/Gazeta do Povo
Curitiba aparece na 134ª colocação mundial, empatada com Cartagena, na Colômbia, e Kuantan, na Malásia| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Nesta terça-feira (13), o aplicativo de trânsito e navegação Waze divulgou o resultado da segunda edição do seu Índice de Satisfação Global do Motorista, que aponta quais são os melhores países e cidades do mundo para se dirigir. Para que uma localidade entre no índice, é preciso que ao menos 20 mil pessoas por mês utilizem o app de forma recorrente.

A avaliação leva em conta a experiência de usuários do Waze espalhados por 38 países, com base nos seguintes critérios: quantidade de tráfego, qualidade e infraestrutura rodoviária, segurança rodoviária, serviços ofertados aos motoristas ao longo das vias (como postos de gasolina), fator socioeconômico (fácil acesso aos veículos e variação no preço do combustível) e o wazeyness, que é o nível de satisfação da comunidade do Waze naquele determinado local.

Leia também: Dirigir em Curitiba é pior do que em São Paulo

Repetindo o resultado de 2015, quem encabeça o ranking é a Holanda, seguida pela França – novidade no top três deste ano – e pelos Estados Unidos. Em relação às cidades, o pódio é todo francês, com Valence, Tours e Le Mans nas três primeiras colocações, respectivamente. Já a lanterna dos países ficou com El Salvador e a das cidades coube a Cebu, nas Filipinas.

O Brasil aparece na 20.ª colocação, sendo que as melhores cidades são Volta Redonda (RJ), Sorocaba (SP) e Atibaia (SP). Curitiba aparece na 134ª colocação mundial, empatada com Cartagena, na Colômbia, e Kuantan, na Malásia. O resultado completo pode ser conferido em um site interativo.

Confira o top 10 dos países:

Colocação País
HOLANDA
FRANÇA
ESTADOS UNIDOS
REPÚBLICA TCHECA
SUÉCIA
EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
LETÔNIA
HUNGRIA
ESLOVÁQUIA
10° ITÁLIA

Confira o top 10 de cidades pelo mundo:

Colocação Cidade
VALENCE (França)
TOURS (França)
LE MANS (França)
SAINT-ÉTIENNE (França)
GREENSBORO (Estados Unidos) e AVIGNON (França)
REIMS (França)
NÎMES (França)
DOUAI-LENS (França)
ORLÉANS (França)
10° GRAND RAPIDS (Estados Unidos)

Confira o top 10 brasileiro:

Colocação Cidade
VOLTA REDONDA (RJ)
SOROCABA (SP)
ATIBAIA (SP)
TAUBATÉ (SP)
JACAREÍ (SP)
CAMPINAS (SP)
BRASÍLIA (DF)
PETRÓPOLIS (RJ)
PIRACICABA (SP)
10° SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR)

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]