• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O governo do Paraná autorizou nesta quarta-feira (8) que 60 cadetes sejam nomeados para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) de 2015. As aulas para esses cadetes deveriam ter começado em março. Como apurado pela Gazeta do Povo, a falta de recursos financeiros fez o início das aulas ser adiado – informação que não foi confirmada pela Polícia Militar (PM) na época. Após serem nomeados – o que deve ocorrer nos próximos dias –, os alunos que passaram no vestibular para o curso serão recebidos na Academia Policial Militar do Guatupê. Serão 40 para a PM e 20 para os Bombeiros.

Depois de convocados, os aprovados passarão por um período de adaptação. O tempo serve para que os alunos se ajustem à vida militar. Na transição, os estudantes conhecem princípios de hierarquia e disciplina, história e diretrizes da PM. O curso tem duração total de três anos. Depois disso eles são denominados aspirantes a oficiais. Nessa ocasião, eles recebem o diploma de Bacharel em Segurança Pública e são distribuídos pela corporação no estado. O Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar é realizado todos os anos. Para entrar no curso, o candidato passa por testes teóricos, exames físicos e psicológicos.

Os aprovados devem ficar atentos ao site da UFPR para saber os procedimentos a partir de agora.

Atraso em pagamentos

Não é só o início do curso que está atrasado. Muitos alunos que já estão no curso recebem salários defasados em relação a patente que possuem. No fim de junho, um policial que não quis se identificar disse que alguns aspirantes e tenentes [policiais já formados pelo CFO] estavam recebendo como alunos do segundo ano do curso. Na época a PM defendeu em nota que “o atraso se deu por conta de alguns exames previstos no edital do concurso” e que o CFO 2015 deve começar ainda em junho. “O protocolo para nomeação dos candidatos também já foi encaminhado. A Academia Policial Militar do Guatupê está preparada para receber os alunos”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]