• Carregando...
Ana Seres Trento Comin é professora aposentada. | Orlando Kissner/Fotos Públicas
Ana Seres Trento Comin é professora aposentada.| Foto: Orlando Kissner/Fotos Públicas

A professora Ana Seres Trento Comin é a nova secretária da Educação do Paraná. Ela substitui Fernando Xavier Ferreira, que pediu para sair da secretaria por questões pessoais. “A nossa determinação é manter os avanços na educação e, principalmente, o diálogo. Esse é um momento delicado, que requer equilíbrio e integração com os professores”, disse o governador Beto Richa (PSDB).

Apesar da alegação sobre “questões pessoais”, o secretário da Educação enfrentava um desgaste muito grande diante da crise com os professores, que o viam como uma pessoa que não entendia dos problemas da pasta.

Segundo um dos diretores da APP-Sindicato, Luiz Paixão, Xavier era um “peixe fora d’água”. “Evidente que o secretário Fernando Xavier não tinha condições políticas e técnicas para permanecer no cargo. A escolha de Richa foi desastrosa. Nada contra a pessoa do secretário, mas a área não era a sua. Era um peixe fora d’água”, disse o diretor.

A nova secretária pediu um voto de confiança e fez um apelo para os educadores. “Quero contar com a confiança de todos os professores, alunos e pais do Paraná. Vamos trabalhar com integração e diálogo para mostrar que é possível, não apenas sonhar, mas também executar um ensino de qualidade.”

O primeiro desafio da nova secretária será enfrentar a greve do ensino público estadual que já entra em seu nono dia. Na tarde de terça-feira (5), os professores realizaram uma assembleia e decidiram pela manutenção da greve ao rejeitar os cenários apresentados pelo governo para o reajuste da categoria: inflação, de cerca de 8%, em duas parcelas, ou ainda 5%, apenas. Os servidores dizem que não aceitarão menos que a inflação e em cota única. Na próxima semana está prevista uma nova reunião entre professores e governo.

Formação

Segundo informações do governo estadual, Ana Seres Trento Comin é formada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com mestrado em Educação pela Universidade Internacional de Lisboa. Aposentada atualmente, ela lecionou por 40 anos em escolas públicas. Foi chefe de núcleo de educação em Pato Branco, no Sudoeste do estado, e superintendente da Secretaria de Educação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]