• Carregando...
Voluntários entregam alimentos a famílias isoladas na comunidade de Limeira, perto de Guaratuba: mais de 100 toneladas de mantimentos já foram levadas ao litoral | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Voluntários entregam alimentos a famílias isoladas na comunidade de Limeira, perto de Guaratuba: mais de 100 toneladas de mantimentos já foram levadas ao litoral| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Chuvas

Espírito Santo tem quase 90 mil afetados

As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a última semana já afetam 89.833 pessoas em 18 municípios do estado. Segundo boletim divulgado ontem pela Defesa Civil, do total de afetados há 1.230 desabrigados, que ocupam abrigos públicos, e 2.577 desalojados, que estão na casa de parentes e amigos.

O governo capixaba acionou o Plano Estadual de Contingência para Desastres, que foi criado para oferecer auxílio rápido e eficaz em situações de emergência causadas por desastre. As entidades participantes do plano disponibilizarão técnicos para as equipes de atendimento. Em Governador Valadares, Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros retomou ontem as buscas por um menino de 11 anos que foi arrastado pela correnteza causada pela chuva. O garoto está desaparecido desde sexta-feira.

Agência Estado

O governador Beto Richa anunciou ontem a criação de um gabinete de emergência formado por diversas secretarias e órgãos para atender os municípios atingidos pelas chuvas no litoral do estado. Antonina, Guaratuba, Morretes e Paranaguá decretaram situação de emergência: 9,6 mil pessoas estão fora de suas casas nessas cidades. Três coordenadorias foram constituídas para organizar as operações. A Coor­­denação de Atendimento Hu­­­manitário, a Coordenação de Construções, Obras e Inter­­ven­­­ções e a Coor­­de­­­nação da Cam­­panha de Soli­­da­­riedade.

As prioridades são as áreas da Saúde e da Segurança, que vão contar com o reforço da Operação Verão, que deve continuar por pelo menos mais uma semana. Os 300 policiais militares e 120 civis ganharam o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope). As equipes de vigilância em saúde que atuaram na temporada vão permanecer de plantão para atendimentos prioritários em Anto­nina e Morretes. Cinco helicópteros estão se revezando entre transporte de pacientes graves, mantimentos de primeira necessidade, profissionais da defesa civil e de saúde e resgate de pessoas que ainda possam estar isoladas. Até on­­tem, 154 pessoas tinha sido resgatadas.

A Secretaria de Saúde de Estado preparou folhetos de orientação sobre cuidados básicos para o período de enchentes e já enviou kits de material médico hospitalar (gazes, seringa, álcool, tubos de oxigênio), medicamentos (antibióticos, analgésicos, insulina), vacinas antitetânica e para mordidas de animais peçonhentos e hipoclorito de sódio para utilizar na limpeza da água.

Pelo menos mais uma comunidade isolada foi localizada em Paranaguá, na localidade de Cubatão. De acordo com o governo, entre 105 e 135 toneladas de mantimentos e água arrecadados foram encaminhados para o litoral. A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social informou que a prioridade das doações são colchões, cobertores, material de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis.

Governo federal

Richa informou que o governo federal se disponibilizou a ajudar o Paraná nas ações de recuperação das áreas afetadas pelas chuvas. O governador conversou durante o fim de semana com os ministros Antonio Palocci, da Casa Civil, Fernando Bezerra, da Integração Nacional, e Nelson Jobim, da Defesa. Bezerra se comprometeu a liberar recursos emergenciais de acordo com a necessidade do estado. "Agora estamos preocupados em enviar socorro às vítimas. Depois disso, faremos um balanço dos estragos e prejuízos e encaminharemos os números ao governo federal. Certamente vamos precisar da ajuda financeira de Brasília", disse o governador.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) disse por meio de sua assessoria que, após conversar com o governador, marcou uma reunião em Brasília com o Ministério da Integração Nacional, para saber quais são as verbas e os recursos que estão à disposição para atender as famílias desalojadas e recuperar pontes e estradas. Segundo ela, o Exército também já está indo para o litoral com suprimentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]